Cargo de diretor nas escolas municipais de Arcos: interessados devem fazer prova em agosto, mas nem nota máxima garante nomeação

Cargo de diretor nas escolas municipais de Arcos: interessados devem fazer prova em agosto, mas nem nota máxima garante nomeação

Foi publicado no Diário Oficial, ontem (4 de julho de 2023), o Edital nº 001//2023, referente ao Processo de certificação dos critérios técnicos de mérito e desempenho para indicação de Diretor Escolar da Rede Municipal de Ensino, por meio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Arcos.  

A abertura de inscrições para participação no Processo será no dia 09 de agosto e serão encerradas no dia 23 do mesmo mês. Deverão ser realizadas pessoalmente ou por meio de procurador com procuração registrada em Cartório. O candidato (ou seu procurador) deverá comparecer à SEMED (Secretaria Municipal de Educação), localizada na Avenida Yolando Sebastião Logli, 255, bairro Industrial II (PUC), em Arcos, no horário de 08h às 13h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados e pontos facultativos. Deverá levar a documentação especificada nas alíneas “a e b” do item 1.5 do Edital.

O Processo será acompanhado por uma Comissão criada por meio de Portaria do prefeito Claudenir Melo. Será regido pelo Edital, seus anexos e eventuais retificações, assim como pelas instruções, comunicações e convocações dele decorrentes. A execução será de responsabilidade técnica e operacional do IMAM Concursos.

A Certificação é pré-requisito para habilitação de candidatos no processo de escolha de Diretor Escolar, que se dá por recrutamento amplo, de competência do prefeito, conforme critérios definidos pelo Decreto Municipal nº 6.344/2022.

Esse Processo de Certificação não é como um Concurso Público e não assegura ao candidato direito à ocupação ou nomeação. Está sendo desenvolvido para credenciar, junto à SEMED/Arcos, profissionais certificados – nos termos do Edital – e formar banco de candidatos habilitados ao cargo de provimento em comissão de Diretor Escolar.

O credenciamento obtido terá validade de dois anos, prorrogável por igual período, a contar da data da publicação de listagem do Resultado Final no Diário Oficial do Município.


Quem pode participar deste Processo de Certificação?  

O candidato deverá atender às seguintes exigências:

Qualificação profissional mínima de graduação na área de educação, em instituição de ensino devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação;

Comprovada experiência como professor da Educação Básica, gestor escolar (diretor/vice-diretor) ou supervisor escolar e estar em exercício na rede municipal de ensino de Arcos, Minas Gerais, no ano vigente da inscrição do Processo de Certificação;

Disponibilidade para cumprimento de 40 (quarenta) horas semanais em regime de dedicação exclusiva no ato da nomeação.

Importante: Não terá direito à nomeação do cargo de diretor escolar, o candidato que tenha sofrido sanção administrativa no exercício de suas funções, ou sofrido efeitos de sentença penal condenatória.


Etapas do Processo

Será aplicada Prova Objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório, constando de 30 questões. Será considerado aprovado no Processo de Certificação o candidato que obtiver o mínimo de 54 (cinquenta e quatro) pontos na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, ou seja, 60%. A relação dos candidatos aprovados será publicada em ordem alfabética [ou seja, não será por ordem de pontuação]. Não haverá divulgação da relação de candidatos reprovados.

A Certificação será concedida aos participantes que cumprirem todas as exigências do Edital e que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% por cento na Prova Objetiva.

A certificação não assegurará ao candidato o direito à nomeação aos cargos de Diretor nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Arcos.

Esta matéria foi redigida com as informações do Edital. Os temas de estudo e demais detalhes estão no Edital, no site da AMM – Diário Municipal. 

Confira outra matéria sobre o tema, publicada no Jornal CCO, em março de 2023:

https://www.jornalcco.com.br/avaliacao-para-interessados-aos-cargos-de-diretor-escolar-na-rede-municipal-em-arcos