CSN inicia obras da fábrica de clínquer em Arcos

Para o final de 2008, também está previsto o início das obras da unidade produtora de cal

CSN inicia obras da fábrica de clínquer em Arcos
As obras da fábrica de clínquer, na unidade local da CSN, estão em fase de terraplanagem - Foto: assessoria de comunicação da CSN

Arcos e Congonhas estão entre os municípios do interior de Minas  que receberão investimentos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Um dos projetos da empresa para Arcos é a instalação de uma fábrica de clínquer, principal matéria-prima do cimento. As obras foram iniciadas em novembro deste ano e estão na fase de terraplanagem. Segundo o Diretor Industrial de Cimento, José Tarcísio Piau, a previsão é que as operações sejam iniciadas em junho de 2009. Serão R$ 180 milhões investidos e geração de 250 empregos.  A capacidade de produção é de 830 mil toneladas/ano.

Um outro investimento, de R$25 milhões, também está previsto para Arcos, com a geração de 200 empregos. Será implantada uma unidade produtora, que terá capacidade de produção de 120 mil toneladas de cal por ano. As obras deverão ser iniciadas no final de 2008 e a finalização da planta se dará até 2011. 

De acordo com o diretor José Piau, a principal motivação para os investimentos na unidade de Arcos “é a existência do minério de calcário com a qualidade necessária para a geração de produtos de alta qualidade”. Ele acrescenta: “Além disso, a CSN já opera na região produzindo fundentes para siderurgia, e com a entrada destes dois novos negócios (clínquer e cal), a mineração Bocaina passa a ter uma sinergia muito interessante para o bom aproveitamento de toda a jazida”. Todos os projetos serão implantados em áreas da atual mineração da unidade local. 

Empresa investirá 9,5 bilhões em Minas, até 2013

O governador Aécio Neves e o presidente da CSN, Benjamim Streinbruch, assinaram o protocolo de intenções na última terça-feira, 18, no Palácio da Liberdade.  Ao todo, foram anunciados recursos de 9,5 bilhões a serem destinados em projetos de expansão em Minas Gerais, até 2013.

Prefeitura de Arcos garante incentivos

O prefeito de Arcos, Plácido Vaz, também esteve presente ao encontro, para consolidar  a parceria do município no empreendimento. A prefeitura vai assegurar a obtenção de licenças prévias, de instalação e de operação das obras, além de alvarás e licenças necessárias ao funcionamento das unidades. Também será garantida a isenção do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) incidente sobre os imóveis, pelo prazo de 10 anos, dentre outros incentivos.

De acordo com informações obtidas junto à assessoria de comunicação, o Executivo municipal recebe a notícia como um presente antecipado do aniversário de 70 anos da cidade. “O protocolo de intenções já foi assinado e não faltará à prefeitura empenho e vontade no sentido de facilitar ao máximo a instalação do projeto. Os investimentos anunciados pela CSN representarão mais crescimento para Arcos e geração de centenas de novos empregos, resultando num maior desenvolvimento social para o nosso povo”, avalia Plácido.

Matéria publicada jornal CCO, edição de 23 de dezembro de 2007.