DEUS NÃO ABANDONA SEUS FILHOS POR AMOR A JESUS CRISTO

Confira o artigo da Identidade Presbiteriana e reflita sobre a relação de Deus com seus filhos

DEUS NÃO ABANDONA SEUS FILHOS POR AMOR A JESUS CRISTO
Foto: site Igreja Presbiteriana do Brasil

A Bíblia Sagrada ensina que todas as pessoas são falhas e nascem pecadoras, todos são pecadores (Romanos 3.10-26). O pecado é falta de humildade, aceitação e desobediência à vontade de Deus, por isso, o pecado afeta as pessoas em todas as áreas, degrada toda a sociedade que sofre com a destruição provocada pelo pecado.

O pecado também está dentro da igreja. A Bíblia Sagrada registra em 2ª Timóteo 1.15, que o Apóstolo foi abandonado por todos os cristãos da Ásia, Paulo sofreu com a ingratidão (2ª Timóteo 4.16-18) e sentia-se desamparado pelas igrejas. Durante todo o seu ministério, Paulo sofreu por amor ao Senhor Jesus Cristo e à Igreja de Deus. Na Ásia, Paulo anunciou o Evangelho de Jesus Cristo e ensinou a Palavra de Deus, sendo odiado e perseguido, sofrendo terrível humilhação, estranhamente, a igreja que ele tanto amou não se solidarizou e agiu com grande ingratidão. Paulo estava frustrado, porém sabia perdoar, ele não estava amargurado com a Igreja e nem ficou com raiva de Deus.

Enquanto Paulo foi abandonado e se decepcionou com as pessoas, ele sabia que Deus andava com ele e o fortalecia para o cumprimento da missão de cuidar da Igreja do Senhor Jesus nesse mundo. Paulo tinha uma certeza inabalável e sabia que o Senhor Deus continuaria livrando-o de toda obra maligna, e o levaria a salvo para o seu reino celestial, por isso, Paulo nunca abandou a Igreja, mesmo tendo reais motivos para isso. Paulo tinha motivos de sobra para ser um homem amargo, mas, em vez de ficar se vitimizando e acumulando raiva, ódio, amargura ou ingratidão, ele servia a Deus, abençoava pessoas e edificava a Igreja do Senhor Jesus, em todo o tempo, Paulo bendizia o nome de Deus, seu Criador, Salvador, Senhor, Mestre e Divino Cuidador. 

Paulo estava ciente de que em todas as situações Deus deveria ser glorificado, porque Deus tem um propósito eterno, um plano infalível e um caminho perfeito para seus filhos andarem, Paulo sabia que Deus nunca o abandonou porque Deus não abandona seus filhos. 

Lembre-se que a igreja nesse mundo é composta por “pessoas fracas e cheias de pecado”, infelizmente, o abandono, a traição, a falta de solidariedade e falta de amor entre os irmãos são realidades que podem estar presentes na vida de qualquer homem ou mulher de Deus, portanto, esteja preparado, fique atento para não ser ingrato e negligenciar uma ajuda ao seu irmão de fé. Às vezes, por estarmos muito ocupados e preocupados com nossa vida, nos esquecemos de nossas responsabilidades com o próximo, devemos amar a Deus e ao próximo, servir a Deus e servir as pessoas ao nosso redor.

Nosso sofrimento deve causar simpatia e empatia com aqueles que também sofrem, quando sofremos podemos ficar revoltados e amargurados ou aprender que temos condições e podemos amenizar o sofrimento de muitos. O sofrimento pode nos afastar de Deus e das pessoas ou pode nos ensinar o amor, a paciência, a dependência e a confiança num Deus vivo e verdadeiro, que pode nos libertar de todos os sofrimentos.

REV. ÉDER HENRIQUE

(Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos)