Dona Luzia Vasconcelos: uma vida dedicada ao trabalho e à família

Dona Luzia Vasconcelos: uma vida  dedicada ao trabalho e à família

Luzia Rodrigues Vasconcelos, 64 anos, é considerada uma das melhores lavadeiras de roupas da cidade. Natural de Santo Antônio do Monte, mudou para Arcos, com a família, em busca de melhores oportunidades.  Ela lembra: "Na época, lá não tinha escola, então a gente veio para procurar uma vida melhor, porque na roça é muito gostoso, mas não dá oportunidades".

Aqui, constituiu família. Em 1972 casou com o caldeireiro Geraldo Vasconcelos e tiveram oito filhos. Também é mãe de criação de duas sobrinhas e hoje tem 11 netos. Viúva há dois anos, fala com carinho sobre o marido: "Ele era uma pessoa maravilhosa, muito esforçada, trabalhava muito bem e foi uma pessoa muito querida aqui".

Para Dona Luzia, uma família reunida é essencial. "É muito importante ter a família por perto; a minha está sempre reunida, tenho filhas e neto que moram comigo, e os que não moram estão sempre por perto também. Então a gente fica satisfeita", comenta.


'Meu trabalho é como uma terapia, como uma bênção de Deus (...)'

Há mais de 40 anos, Dona Luzia trabalha lavando roupas e diz gostar muito da profissão. Apesar da idade, não pensa em parar tão cedo. "Eu acho que se parar de trabalhar, eu adoeço. Meu trabalho é como uma terapia, como uma bênção de Deus. Trabalho até hoje, gosto do serviço, gosto da minha profissão".

Ela tem uma freguesia garantida. "São muitos fregueses, em uma semana é uma turma, na outra semana é outra. Tem clientes que são muito antigos e que só lavam roupas comigo", conta. 

Questionada sobre o fato de muitos a considerarem a melhor lavadeira da cidade, Dona Luzia sorri e comenta: "Eles falam isso. Eu faço o melhor que eu posso fazer, não tem segredo não; acho que fica bom por causa do capricho, do cuidado, do carinho que a gente trabalha. Se você faz com amor, é gratificante".


Lazer

Para Dona Luzia, lazer é estar com a família. "Gosto de passear, amo uma viagem, principalmente se for com a minha família". 

Ela diz que não se dedica a bordados, nem a outros hobbies. "Eu já tomo quase todo meu tempo com meu serviço, e o tempo que me resta, eu dedico à minha família, à minha casa. Eu gosto de estar com a família reunida; se eu estiver com a minha família estou satisfeita, já é a minha terapia".


Carinho  por Arcos

"Eu vim para Arcos e fiquei (...). A cidade tem muita coisa boa, gosto das pessoas daqui, dos meus vizinhos (...). Eu adoro essa praça que o Lécio fez, é linda e foi muito gratificante pra gente", diz, referindo-se ao ex-prefeito Lécio Rodrigues de Sousa (gestão 2001 a 2004).

Dona Luzia mostra sua fé enquanto agradece a Deus por suas conquistas

Durante a entrevista, Dona Luzia mostrou ser grata a Deus por todas as suas conquistas. "Graças a Deus, eu gosto muito da minha vida. Tenho uma família muito importante, essa é a maior riqueza pra mim. Sempre gostei de ajudar as pessoas, sempre que posso ajudo quem precisa (...). O que eu tenho para falar da minha vida é só coisa boa. Não tenho nada para falar de ruim (...). Estou cuidando da minha mãe e ela é uma pessoa maravilhosa, não dá trabalho. Tudo que eu quero, graças a Deus, eu tenho. Ele tem me proporcionado tudo direitinho e nunca me deixou faltar nada", conclui, demonstrando ser uma pessoa positiva. 


Matéria publicada no jornal CCO, edição de 20  de fevereiro de 2011