Drama familiar em 'A Casa das Sete Torres'

Confira mais este artigo de Francielle Ferreira, em sua coluna Mística Literária

Drama familiar em 'A Casa das Sete Torres'

A Casa das Sete Torres é uma obra escrita por Nathaniel Hawthorne que está inclusa entre os clássicos góticos. Sua narrativa tem como ponto chave a casa pavorosa – com sete torres pontudas – da família Pyncheon, situada em uma cidadezinha dos Estados Unidos. 

A história se passa inicialmente no século XVII, época da caça às bruxas, centrando-se no fato de que a grandiosa casa foi construída em terras amaldiçoadas, eis que foram tomadas injustamente por um ancestral da família Pyncheon que acusou o legítimo dono, Matthew Maule, de bruxaria. 

Maule foi condenado e executado, deixando livre o terreno que não queria vender para o coronel Pyncheon. Antes de morrer, amaldiçoou o coronel com o seguinte dizer: “Deus lhe dará sangue para beber!”.

Posteriormente a esse trágico evento, o vilão acabou morrendo subitamente no dia em que fez uma festa de inauguração da mansão. Inclusive, estava com sangue, mas havia um grande mistério sobre como faleceu. 

As futuras gerações de Pyncheon acabaram perdendo o prestígio de outrora, bem como passaram por várias desgraças misteriosas. O mal habitava naquelas paredes, bem como pairava o ar da vingança e o doloroso orgulho. 

A sequência da narrativa se passa no século XIX com os descendentes do coronel Pyncheon lidando com seus infortúnios e questões existenciais em um ambiente doente. É possível ver a evolução dos personagens que lutam com dilemas emocionais que precisam superar. Todos em busca de redenção.

Sobre os personagens principais, tem-se a srta. Hepzibah, uma senhora triste que cuida do seu irmão doente Clifford; Phoebe, prima deles que traz uma áurea mais luminosa para o local; Judge Jaffrey, também um primo sombrio de índole suspeita que está associado a um fato tenebroso envolvendo Clifford; Holgrave, jovem artista e inquilino da mansão que também oculta verdades. 

Haveria redenção naquela família ou seus membros permaneceriam tão sombrios quanto a casa amaldiçoada? O que era real ou sobrenatural? Surge uma esperança com a chegada da prima Phoebe. O que ela faz pela família?

Alguns segredos são revelados apenas no último instante do livro, deixando o leitor agoniado para entender vários fios soltos colocados brilhantemente pelo autor. Assim, várias teorias vão sendo criadas na mente até a verdade ser revelada. 

Sem dúvidas é uma trama complexa que traz muitas reflexões sobre a possibilidade de gerações serem amaldiçoadas, bem como a perigosa ganância, vingança e a procura por redenção. 

Convido você a ler esse livro e verificar o papel desempenhado por Phoebe, além de responder as questões levantadas.