Ensino Médio: o que precisa ser melhorado?

Estudantes de Arcos opinam e falam de suas expectativas

Ensino Médio: o que precisa ser melhorado?

Por volta dos 15 anos de idade, quando os estudantes ingressam no ensino médio, alguns estão focados em entrar para a faculdade e outros têm a preocupação inicial de adquirir conhecimentos básicos para o mercado de trabalho. 

Enquanto alguns já escolheram até a carreira profissional – o que é um pouco raro nessa fase, muitos estão em dúvida. Há aqueles que planejam aproveitar as oportunidades temporárias de emprego; é uma maneira de testar as habilidades em diferentes áreas, para descobrir a vocação. 

Mas, será que o conteúdo do ensino médio cumpre, com excelência, seus objetivos de preparar os alunos para o mercado de trabalho e também para o acesso à universidade, garantindo a base de conhecimento necessária?  

Essa temática já foi e continua sendo objetivo de debate nos órgãos que definem os conteúdos a serem ensinados. Para ter uma “noção” dos anseios dos alunos, que são os mais interessados nos temas e assuntos que serão suas chaves para abrir a porta do ensino superior ou iniciar uma profissão de nível médio, o CCO conversou com quatro estudantes. Leia na sequência: 

Ensino de Inglês precisa ser mais voltado para a comunicação 

João Artur Oliveira Lacerda, 17 anos, é aluno do 3º ano do Ensino Médio de Tempo Integral na escola Dona Berenice de Magalhães Pinto. Ele considera que o ensino médio é “regular”. 

“Não é um problema objetivo, mas acho que é mais de entendimento de professores, que você não necessariamente precisa saber tudo sobre cada matéria, mas que você poderia se especializar em algumas”, diz, opinando que no ensino médio, diferente do ensino fundamental, não é necessário dominar o conhecimento de todas as disciplinas.  Ele acredita que o aluno deveria ter liberdade de se dedicar mais, nesta fase, às matérias que darão suporte na profissão que ele deseja escolher.  “Se a pessoa quer um certo trabalho e sabe quais matérias que vão dar suporte a ela naquele trabalho, acho que aquelas são as matérias que ela mais deveria se importar em tirar nota; e que não precisa de notas excelentes nas outras matérias”. 

Sobre o conteúdo do ensino médio a ser melhorado, ele diz: “O ensino de Inglês no Brasil é muito travado em verbo to be e coisas do tipo; e, querendo ou não, hoje em dia o mercado internacional é muito importante”. Ele acredita que o aluno que não se interessa em aprender inglês, que se limita à aprendizagem das regras básicas, vai ficar prejudicado no mercado de trabalho. “A matéria deveria ser um pouquinho mais aperfeiçoada, falar menos sobre as regras técnicas e mais sobre a comunicação básica. Acho que deveria ser mais aberto para poder ensinar a comunicação e não para saber todas as regras”, é a dica dele para os órgãos que definem os conteúdos. 

João Artur quer estudar Letras, com especialização em Línguas Portuguesa e Inglesa, inicialmente. Depois, planeja aprofundar-se em outras línguas, para ser tradutor, inclusive na comunicação com chineses. 

Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História e Geografia são as disciplinas pelas quais ele mais se interessa.  

Matérias como Economia e Administração fazem falta

Vitor Gabriel Borges Mota (17 anos) cursa o 3º ano do ensino médio no Colégio Losango e dedica seu tempo somente para concorrer ao curso de Medicina. 

Ele avalia que é um “choque” sair do Ensino Fundamental II e ingressar no Médio, especialmente pelo aumento do número de disciplinas, o que acaba exigindo muito mais do aluno. 

Acredita que o ensino médio está sendo bom e destaca a importância das matérias: Biologia, Redação e Matemática. “São matérias que têm bastante peso nas provas” – referindo-se às duas últimas como diferenciais competitivos na seleção para o disputado curso de Medicina.

Vitor, porém, sente falta de matérias como Economia e Administração, que poderiam ser tratadas com maior amplitude, contribuindo para uma formação geral mais ampla, independente da formação profissional escolhida.

Ensino de Administração Financeira seria útil   

Fernanda Ventura Camargos tem 17 anos e está cursando o 3º ano do Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) na escola estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto. Quando perguntamos qual é a avaliação dela sobre o ensino médio, disse: “É bom”. 

A estudante sente falta de disciplinas relacionadas à administração financeira, assim como matérias para administração do currículo. Ela ainda não decidiu qual será sua profissão, mas sinaliza: “Tenho preferência pela área de Humanas”.

O EMTI funciona de 7 às 16 horas, o que é vantajoso no que se refere ao maior número de horas dedicadas aos estudos, porém, dificulta para aqueles alunos que têm pressa em ter um emprego. Fernanda prioriza os estudos e, periodicamente, trabalha como freelancer em uma sorveteria, normalmente em fins de semana, durante o dia.  

Carga de estudo “estressante”, mas necessária 

Ana Luisa Sousa Zuquim, 17 anos, estuda no Colégio Losango de Arcos e também se prepara para a seleção de Medicina, mas, sua decisão ainda está dividida com o curso de Pedagogia.

Ela também diz que a grande carga de estudo é, às vezes, estressante. Ressalta que especialmente o 3º ano, de fato, é decisivo para seus objetivos profissionais. “A gente tem muita coisa para fazer e fica nervosa. Por outro lado, a preparação ajuda, pois ter uma boa base acalma” – avalia.

Ana diz que, como sua preparação está focada no curso de Medicina, as matérias que mais estão contribuindo são: Biologia, Química, Física e Matemática (disciplina que é seu ponto forte).

Conteúdo do Ensino Médio

As disciplinas do Ensino Médio de Tempo Integral na escola estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto são as seguintes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Física, Arte, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Projeto de Vida, Introdução ao Mundo do Trabalho, Tecnologia e Inovação, Práticas Comunicativas e Criativas, Humanidades e Ciências Sociais, Núcleo de Inovação Matemática, Ciências da Natureza e Tecnologias, Pesquisa e Intervenção, Nivelamento Língua Portuguesa, Nivelamento Matemática, Práticas Experimentais, Tutoria, Estudos Orientados, Saberes e Investigação da Natureza.  

A escola estatual Dona Berenice de Magalhães Pinto também oferece outras modalidades de ensino, no Turno Noturno: Ensino Médio Regular, Ensino para Jovens e Adultos – EJA, Ensino Técnico Profissionalizante.

Já no Colégio Losango de Arcos, as disciplinas do Ensino Médio são:  Arte, Atualidades, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, História da Arte, Introdução de Textos, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática Aplicada, Matemática, Química, Redação, Relações Interpessoais, Sustentabilidade, Arte / Redação, Língua Inglesa, Matemática Financeira, Sociologia.