Quaresma e Confissão
Confira o artigo de Antonio Airton: uma reflexão sobre a preparação para o tempo Pascal

Quaresma é um período de 40 dias para preparação para a celebração da Páscoa do Senhor. Neste tempo devemos refletir bem sobre nosso modo de vida e meditar sobre o evangelho de Jesus Cristo, escrito por São Mateus capítulo 04, versículos de 01 a 11, onde Jesus nos mostra a importância do jejum/penitência e da oração.
O pecado nos afasta da graça de Deus. Através do sacramento da Penitência, por meio do perdão e da reconciliação chegamos ao reencontro com Deus. Por tanto é necessário fazer uma boa confissão, (Mt 16, 18-19) e (Jo 20,23).
Confissão
A Igreja Católica Apostólica Romana, neste período de reflexão, realiza mutirões de confissões para atender todos os fiéis, em suas paróquias. Mas, para realizar uma boa confissão é necessário seguir alguns passos:
1º Fazer exame de consciência.
2º Arrepender se das faltas cometidas.
3º Fazer propósito de mudar de vida e não voltar a pecar. Fazer o propósito de reparar os danos gerados.
4º Confissão
5º Penitência.
É importante levar em conta que para fazer o exame de consciência, devemos conhecer as sagradas escrituras e saber que o jejum, a abstinência, a partilha e a caridade com os mais necessitados, são algumas das formas de penitência.
Devemos buscar o perdão de Deus pois, sem o perdão vivemos como o filho pródigo. (Lc. 15,11-24).
Oração Para Confissão
Confesso a Deus todo-poderoso e a vós irmãos, que eu pequei muitas vezes por pensamentos, palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa.
Peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus Nosso Senhor, amém.
Que a paz de Cristo esteja com você, e com seus amados.