Tempo do Advento, um tempo de preparação para a festa do Nascimento de Jesus e início de um novo Ano Litúrgico

Antonio Airton comenta e esclarece sobre o Advento e o Ano Litúrgico, em sua coluna Fé e Reflexão

Tempo do Advento, um tempo de preparação para a festa do Nascimento de Jesus e início de um novo Ano Litúrgico
Antonio Airton, da coluna Fé e Reflexão do Jornal CCO

O Ano Litúrgico é o período dentro do qual a igreja celebra os mistérios de nossa salvação, recordando e vivendo a passagem de Cristo na terra. Ele é diferente do ano civil. Em cada celebração da Santa Missa celebramos a memória de nossa salvação em Cristo Jesus.

A ação litúrgica torna presente a graça de Cristo, através de Seu Sacrifício e ressureição.  Conforme Ele mesmo disse: “Este é o Meu corpo… isto é o Meu sangue… fazei isto em memória de mim” (1Cor 11,23-26).

O Ano Litúrgico inicia no primeiro domingo de dezembro que é o primeiro Domingo do Advento e termina com o último sábado do Tempo Comum, que é na véspera do Primeiro Domingo do Advento. Assim, o Ano Litúrgico começa e termina quatro semanas antes do Natal.

Ele é formado por dois grandes ciclos: de Natal e da Páscoa. Ao lado deles está um período longo, de 34 semanas, chamado Tempo Comum. 

Cada Ano Litúrgico é classificado em A, B e C. Essa divisão é feita por uma questão pedagógica, para que as leituras lidas nas Santas Missas voltem a ser lidas novamente após três anos. Por isso, é tão importante que cada um participe, assiduamente, dos três ciclos Litúrgicos, para que se tenha uma visão geral de toda a Sagrada Escritura neste período de anos.

O Ano “A” é dedicado à reflexão do Evangelho de São Mateus; o Ano “B” ao Evangelho de São Marcos e, no Ano “C”, o Evangelho de São Lucas. Já o Evangelho de São João é reservado para ocasiões especiais, principalmente festas e solenidades. Os Tempos Litúrgicos são organizados da seguinte maneira: 01 Tempo do Advento, 02 Tempo do Natal, 03 Tempo da Quaresma, 04 Tempo Pascal e 05 Tempo comum.

Como estamos no Ano Litúrgico “B”, os fundamentos bíblicos para a liturgia das missas são do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo escrito por São Marcos. O evangelho é acompanhado pela primeira leitura geralmente de um livro do Antigo Testamento, um Salmo Responsorial e a segunda leitura extraída de um livro do Novo Testamento. Estas leituras e o evangelho. Formando assim a liturgia da palavra.

Tempo do Advento

A palavra Advento vem do latim e significa vinda, chegada, ou “o que está por vir". São as quatro semanas de preparação para a celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta é a profecia: "porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz”.  Esta é o comprimento da profecia: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade”.  (João 1,14). Deus assumiu a forma humana, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que virá no final dos tempos. O Tempo do Advento deve ser marcado pela conversão, algo fundamental para todo cristão. É um processo de vital importância no relacionamento do homem com Deus.

A coroa e as Velas do Advento

A coroa ou a grinalda do Advento é o primeiro anúncio do Natal. É um círculo decorado com folhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida. Vem entrelaçado por uma fita vermelha, simbolizando o amor de Deus por nós, e do nosso amor que aguarda com ansiedade o nascimento do Filho de Deus. O círculo também simboliza a Aliança de Deus conosco. No centro do círculo, colocam-se as quatro velas para serem acesas uma a cada domingo do Advento. A luz das velas simboliza a Luz de Cristo, Também simboliza a nossa fé e nos leva à oração. As quatro velas representam as quatro manifestações de Cristo:

1° Encarnação, Jesus Histórico;
2° Jesus nos pobres e necessitados;
3° Jesus nos Sacramentos; e
4° Parusia: a segunda vinda de Jesus.

As quatro velas são acesas uma por uma, a cada domingo do Advento. A verde no 1º domingo, roxa no 2º domingo, vermelha no 3º domingo e branca no 4º domingo.

Referente às cores das velas, podem ser usadas somente velas brancas, ou de cores como: A cor roxa é a cor do Advento, uma cor que não é para tristeza, mas nos chama à interiorização, reflexão e oração. O vermelho é o sinal do amor, amor de Deus por nós e nosso por Ele e pelos nossos irmãos. Rosa é o sinal da alegria. O branco da pureza, da vida que flui de Jesus e limpa humanidade e o verde representa a esperança e a vida.

Os Quatros evangelhos dos Domingos do Advento

1º Domingos do Advento Anúncio do Evangelho (Mc. 13,33-37)
2º Domingos do Advento Anúncio do Evangelho (Mc. 1,1- 8)
3º Domingos do Advento Anúncio do Evangelho (Jo. 1, 6-8,19-28)
4º Domingos do Advento Anúncio do Evangelho (Lc. 1, 26-38)

Oremos, Ó Deus que constituístes Vosso Filho Unigênito como salvador do gênero humano, e lhe destes o nome de Jesus, concedei-nos um dia poder contemplar no céu Aquele cujo Santo Nome veneramos na Terra. Amém.

Datas comemorativas Cristãs neste mês de dezembro

Dia 8, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria.
Dia 12, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe.
Dia 13, dia Santa Luzia, virgem e mártir.
Dia 25, Solenidade de Natal do Senhor Jesus Cristo.
Dia 26, Festa de Santo Estêvão, primeiro mártir.
Dia 27, Festa de São João, apóstolo e evangelista.
Dia 28, Festa de Santos Inocentes, mártires.
Dia 30, Festa de Sagrada Família de Jesus, Maria e José



Que a paz de Cristo esteja com vocês, e com seus amados

Antonio Airton