Nova Secretária de Educação de Arcos diz que os desafios da pasta são muitos

Nova Secretária de Educação de Arcos diz que os desafios da pasta são muitos

Sônia Maria Neves Zuquim Vilela, 64 anos, é natural de Arcos, formada em Letras e Pedagogia, com habilitação em Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional e Gestão Escolar, além de ser pós-graduada em Educação.

Sônia conta que iniciou suas atividades profissionais na Educação como professora em escolas da zona rural da Rede Municipal de Ensino de Arcos. “Por muitos anos, fui professora de Língua Portuguesa e Inglês, também em escolas estaduais e particulares de Arcos”. 

A professora também foi vice-diretora de escolas estaduais, secretária escolar, supervisora pedagógica e diretora da Escola Estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto por 03 mandatos. Sônia acrescenta à sua experiência na área educacional: “fui assessora Pedagógica da Rede CECON de Ensino e Assessora de Gestão da Secretaria Municipal de Educação de Arcos”.

Ela lembra: “Ao longo de minha carreira profissional, adquiri vasta experiência, principalmente com a educação pública, aprendendo a gerir orçamentos, a organização de pessoal e o conhecimento do que os alunos trazem como necessidades para o ambiente escolar, assim como aquilo que a escola precisa oferecer para garantir-lhes a autonomia cidadã”. Relacionando sua história profissional ao cargo para o qual foi apresentada no dia 03 de janeiro, ela destaca que: “Foi um trabalho desenvolvido com grande comprometimento com a educação escolar, o qual me inspira a realizar ainda mais pela educação de nosso município”.

Ela diz que recebeu a indicação com surpresa e que está muito honrada com o convite do Prefeito Municipal. “Espero poder contribuir com os anseios da gestão municipal e da população arcoense para que o município possa cada vez mais proporcionar uma educação de qualidade” - afirmou.

Os desafios são muitos

“A Secretaria Municipal de Educação de Arcos passou por uma reestruturação administrativa e, como meta, temos que pensar em uma reforma no quadro para que o órgão central possa atender às demandas do município de forma mais estruturada e eficiente” - avaliou.

Ela salienta que os reflexos da pandemia, em especial na alfabetização, devem ser analisados e mensurados. “A Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Programa TEMPO DE APRENDER do Ministério da Educação e, neste ano, o objetivo é implantar programa específico para alfabetização e recuperação da aprendizagem” – anunciou. 

Metas

A Secretária relacionou as metas previstas para 2023: “implantação do Programa Educação Total: Alfabetização e Recuperação da Aprendizagem; implantação de Escolas de Tempo Integral; ampliação de vagas em creches e escolas; conclusão do Processo de autorização e funcionamento do Centro de Educação Infantil Jair Batista de Sousa Assunção; ampliação de salas de aula na Escola Municipal Santo Antônio, Creche Municipal Ana Lúcia Franco; construção de escola/creche no bairro Pinheiro; certificação de Diretor das escolas de 1º período ao 9º ano; capacitação de Gestores, Supervisores e Secretários Escolares; Feira Literária; fortalecimento das relações pais e escola; e outros programas, projetos e ações em análise para aprovação e orçamento”.

Estrutura

Sobre a estrutura e recursos para desenvolver essas atividades Sonia esclareceu: “Todas as ações acima mencionadas estão devidamente previstas e planejadas pelo Prefeito Municipal e as Secretarias Municipais de Educação, Planejamento, Fazenda e Obras, em total consonância com os programas educacionais do Estado de Minas Gerais e do Governo Federal”.

Sobre a equipe de trabalho da Secretaria, afirmou: “Como disse anteriormente, os desafios são grandes, mas tenho a tranquilidade de que com a equipe competente e dedicada da SEMED, iremos alcançar os objetivos e metas traçadas e entregar ao Município de Arcos uma educação de qualidade”.

Ela disse ainda que o quadro de funcionários da sede da Secretaria Municipal de Educação, apesar de pequeno, é extremamente competente, dedicado e comprometido com a Educação. “A Prefeitura Municipal de Arcos está desenvolvendo o ‘Programa Educação Total: Alfabetização e Recuperação da Aprendizagem’, envolvendo equipes profissionais das escolas, alunos e comunidade escolar, por meio do qual a Educação será vista e tratada de forma holística e integrada”. 

Sonia avaliou e destacou que há necessidade de uma reestruturação administrativa, com cargos de caráter efetivo, para que os trabalhos desenvolvidos e aqueles que serão desenvolvidos nestes dois anos possam ter continuidade e alcancem seus objetivos.  

No que se refere às instalações, a Secretária informou que as instalações são muito boas com material necessário para o desenvolvimento do trabalho, mas já existem projetos para aumentar e ampliar a estrutura atual como, por exemplo, criação de Escola/creche, ampliação de escola já existente, entre outros.

Diagnóstico

Encerrando, a nova Secretária avaliou: “A Educação Municipal de Arcos está em excelentes mãos, pois são professores e funcionários que ao longo desses anos e, em especial no período pandêmico e pós-pandêmico, não mediram esforços para chegar à casa dos alunos, e após um longo período sem convivência com colegas, receber, acolher, conhecer e ensinar a estes alunos. As famílias também querem o melhor para seus filhos. Assim, precisamos unir forças, talentos, ideias, para que a aprendizagem aconteça de uma forma prazerosa, alegre e eficaz. É tempo de aprender a aprender em cada sala de aula e em cada sala da casa dos alunos, envolvendo assim todos os responsáveis pela educação”. 

E, finalizou: “As palavras ‘pertencimento e equipe’ devem ser constantes para todos os professores, alunos e funcionários de cada escola, juntamente com os pais e demais familiares, valorizando cada um e unidos promoverem a educação de qualidade. É urgente amar, respeitar, valorizar e confiar, pois, a educação integral não acontece sozinha.