Sinais de vida pré-histórica na região de Arcos

Sinais de vida pré-histórica na região de Arcos

As pinturas rupestres são testemunhas silenciosas de tempos imemo-riais. Nelas estão registradas o passado, a vida dos homens pré-históricos e seu cotidiano. É possível descobrir através delas certos acontecimentos que marcaram as vidas dos “homens das cavernas”.

As figuras são basicamente desenhos de animais, plantas, homens caçando, rituais e qualquer outra coisa que expressasse o cotidiano do homem pré-histórico. 

Os estudos das pinturas é realizado à base de observações e comparações com outras pinturas rupestres e artefatos encontrados com a mesma data das figuras. Assim é possível supor alguns hábitos que esses antigos homens tinham.

Atualmente no Brasil, os estados de Minas Gerais e Piauí são os que possuem um maior número de sítios arqueológicos - Minas Gerais com 793 sítios e Piauí com 380.

Em Arcos, na região das pedreiras, vários sítios arqueológicos foram encontrados. Neles haviam urnas funerárias de cerâmica, machadinhos de pedra, ossos humanos e pinturas rupestres.

Alguns exemplos de urnas funerárias dos antigos habitantes podem ser vistos no Núcleo Museológico, situado na comunidade de Corumbá.