Mais moradores reclamam do lixo na área urbana de Arcos

Mais moradores reclamam do lixo na área urbana de Arcos
Fotos: Jornal CCO

Depois que o CCO publicou, nas redes sociais do jornal, a matéria sobre o acúmulo de lixo no Córrego das Almas e em “Cristais”, muitas pessoas se manifestaram comentando sobre problemas com a limpeza em nossa cidade.

A propósito, na série “Bairros de Arcos”, que o CCO publica periodicamente, muitas são as reclamações sobre a limpeza em diversos bairros da cidade. Exemplo recente é o da Comunidade da Boa Vista. A matéria destaca, entre outros problemas, a falta de recolhimento de lixo e, como comentário da matéria do ‘Córrego das Almas, Meire Teresinha, publicou no Facebook: “Saída da rodovia para a entrada da comunidade da Boa Vista, tá uma pouca vergonha”.

Em outra matéria publicada pelo CCO sobre os terrenos sujos e a fiscalização da Prefeitura Municipal e multas, Lucineia Silva postou: “Dá uma olhada no ‘São Judas’, em frente à ‘WM’ o mato tomou conta do lote e está na altura da casa ao lado, inclusive da minha. Tem que multar”. Comentando a mesma matéria, Cida Veloso escreveu: “Minha opinião é que a prefeitura limpe, e cobre no IPTU”.

Ainda sobre o bairro São Judas: “O acúmulo de lixo não está somente aí, infelizmente na região do São Judas, no sentido Rastro de São Pedro está da mesma forma, e os maiores culpados são a própria população, que não tem consciência, jogam todo o tipo de lixo, que na verdade alguns nem lixo são e o pior [jogam] por fora da caçamba” (Conect Cell Tim)
Edna Acácio sugere uma reportagem para verificar quanto lixo existe nas esquinas das vias públicas e diz: “{...] aqui na rua Edgar Rodrigues, o povo até brinca quem acerta o muro ou fora dele! E diz que se o lixo é recolhido pela manhã, à tarde o local já fica cheio de sacolas com lixo e pergunta: “O que pode ser feito? Alguém tem sugestão?”

Ao lado do PSF

Um morador do bairro Planalto que preferiu não se identificar relatou, em mensagem ao Jornal CCO, que na rua Antônio Roque, do Jardim Planalto, ao lado da Unidade Básica de Saúde há um terreno com mato alto e muita sujeira. Segundo ele, alguns vizinhos estão cercando parte do terreno e ‘se apropriando’ para depositar entulho.


De fato, a reportagem do Jornal CCO esteve no local e fotografou, registrando a situação, exceto pela ‘apropriação’ a qual não foi possível apurar, pois não havia quem pudesse informar.



Carros abandonados

Em áudio, o mesmo cidadão contou sobre automóveis abandonados das proximidades e, novamente, no local, o CCO constatou dois veículos, aparentemente abandonados, sendo que um deles, há bastante tempo. É possível perceber pela vegetação crescida junto ao veículo.



Mais entulhos e mato crescido


Em diversos pontos do bairro, foram identificados entulhos depositados sobre as calçadas, junto a muros ou sobre lotes vagos, onde também foi percebida vegetação crescida, conforme se percebe nas fotos realizadas pelo jornal.

Lixo e dengue

Os depósitos de lixo, é bom destacar, são potenciais focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o causador das arboviroses: Dengue, Zika e Chicungunya, pois permitem a existência de depósitos de água, principalmente das chuvas. 
Como já são registradas mais chuvas no período, há uma tendência de aumento de focos não residenciais em lotes vagos, onde são jogados, como lixo, objetos que podem acumular água.

Confira outras matérias publicadas recentemente pelo Jornal CCO, abordando a pauta da falta de limpeza na cidade:

https://www.jornalcco.com.br/terrenos-sujos-prefeitura-de-arcos-esta-autorizada-a-providenciar-limpeza-e-cobrar-do-infrator

https://www.jornalcco.com.br/acumulo-de-lixo-no-corrego-das-almas-preocupa-moradores-e-desperta-atencao

https://www.jornalcco.com.br/bairros-de-arcos-na-boa-vista-faltam-agua-iluminacao-limpeza-urbana-e-as-criancas-vao-a-escola-por-um-caminho-de-terra