Quaresma: tempo de mudança para melhor

jornalcco, portalcco, arcosmg, quaresma, semanasanta, antônioairton

Quaresma: tempo de mudança para melhor
Foto: Antonio Airto, colunista de Fé e Reflexão do Jornal CCO

Quaresma é o período de 40 dias de jejum e penitência que precedem a festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias, em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. “Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noite, depois, teve fome”. (Mt 4-2). Neste tempo devemos refletir bem sobre nosso modo de vida e meditar sobre o Evangelho de Jesus Cristo, escrito por São Mateus capítulo 04, versículos de 01 a 11, onde Jesus nos mostra a importância do jejum, da penitência e da oração.

As tentações de Jesus no deserto. (Mt. 4,2-11).
2. Jesus jejuou quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome.
3.O tentador aproximou-se dele e lhe disse: “Se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães”.
4.Jesus respondeu: “Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Dt 8,3).
5.O demônio transportou-o à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe:*
6.“Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; eles te protegerão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra” (Sl 90,11s).
7.Disse-lhe Jesus: “Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16)”.
8.O demônio transportou-o uma vez mais, a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-lhe:
9.“Eu te darei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares”.
10.Respondeu-lhe Jesus: “Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele servirás (Dt 6,13)”.
11.Em seguida, o demônio o deixou, e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo.
Nós também somos tentados e podemos ser seduzidos, vigiai e orai para não cair em tentação, a carne é fraca. (Mt 26, 41).
Que é o pecado?
Pecado é transgredir a lei de Deus (I João 3,4). É a desobediência das Leis de Deus. O pecado é uma ofensa a Deus. O pecado fere o corpo e mata a alma.
O pecado nos afasta da graça de Deus. Mas através do sacramento da Penitência, por meio do perdão e da reconciliação, chegamos ao reencontro com Deus. Mas, é necessário fazer uma boa confissão, (Mt 16, 18-19) e (Jo 20,23).

Confissão
A Igreja Católica Apostólica Romana, neste período de reflexão, intensifica a realização de confissões para atender todos os fiéis, em suas paróquias. Mas, para realizar uma boa confissão é necessário seguir alguns passos:
1º Fazer exame de consciência diante de Deus.
2º Arrepender-se das faltas cometidas contra Deus e contra o próximo.
3º Fazer propósito de mudar de vida e não voltar a pecar. Fazer o propósito de reparar os danos gerados. 
4º Confissão. É um dos sete sacramentos, se dá pelo ato de relatar as faltas cometidas. 
5º Penitência. É renunciar, se privar daquilo que não faz bem a você e ao próximo.
É importante saber que para fazer o exame de consciência, devemos conhecer as sagradas escrituras. Afinal, se não tiver uma referência do que é certo ou errado podemos achar que tudo pode.  
O jejum é uma abstinência que nos fragiliza fisicamente, mas, fortalece espiritualmente, cujos os frutos principias são partilha e caridade com os mais necessitados.
 Devemos buscar o perdão de Deus pois, sem o perdão vivemos como o filho pródigo. (Lc. 15,11-24). Junto com a confissão, se deve perdoar. (Jo. 20,21-23).  

Oração Para Confissão
Confesso a Deus todo-poderoso e a vós irmãos, que eu pequei muitas vezes por pensamentos, palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa.
Peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus Nosso Senhor, amém!
Que a paz de Cristo esteja com você, e com seus amados.