Recuperandos da APAC de Arcos fabricam blocos para a construção civil

Interessados em adquirir os produtos podem entrar em contato pelo telefone (37) 3351-3329

Recuperandos da APAC de Arcos fabricam blocos para a construção civil
A fábrica de blocos fica na sede da APAC, nas proximidades da cadeia de Arcos, no bairro Nova Morada II

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC),  unidade local, tem em funcionamento desde novembro passado uma fábrica de blocos de concreto. Cerca de 10 recuperandos (nome dado aos condenados que cumprem pena na Apac) produzem por dia uma média de 500 blocos para serem utilizados na construção civil. A produção só não é maior, segundo o gerente administrativo da APAC, Fabiano Augusto, devido à quantidade e a conservação das máquinas, que às vezes apresentam defeitos. 

A renda da venda dos blocos está sendo investida em melhorias para a fábrica e também para a APAC. Segundo o gerente administrativo, a fábrica possui três máquinas e adquiriu uma nova betoneira, comprada com o dinheiro da venda dos blocos.

Segundo Fabiano Augusto, com a fábrica de blocos os recuperandos estão tendo a oportunidade de desenvolver uma nova atividade no local, que já contava com uma horta e aulas de artesanato. 

Os blocos podem ser adquiridos por moradores de Arcos e também por empresas de materiais de construção, a um preço mais competitivo. De acordo com Fabiano Augusto, os interessados em adquirir os produtos podem entrar em contato pelo telefone (37) 3351-3329 e falar com ele.


‘A gente aprende muito, resgata a dignidade. Com certeza vou sair daqui uma outra pessoa’, diz o recuperando Lourival Vieira.


O recuperando Lourival Alves Vieira, preso por envolvimento com o tráfico de drogas há um ano e oito meses, vê na APAC uma oportunidade de resgatar sua dignidade e de voltar para a família mais rápido. “Pra mim, é uma bênção sair de onde eu estava (cadeia de Arcos) e vir para a APAC. Estou trabalhando aqui há três meses na fábrica de blocos. Minha pena total é de quatro anos, já cumpri um ano e oito meses. Aqui, a cada 3 dias trabalhados um é reduzido na pena. A gente aprende muito, resgata a dignidade. Com certeza vou sair daqui uma outra pessoa. Quero ter  uma nova vida com a minha família e meus filhos. Estou pagando um preço bem alto aqui”, diz o recuperando.


Primeira Eucaristia na APAC

O responsável pelo projeto, padre Leonardo Campos,  celebrou a missa 

Cinco recuperandos da APAC de Arcos tiveram a primeira Eucaristia no  último dia 19. Católicos da comunidade São Geraldo e familiares dos detentos prestigiaram a celebração que culminou com uma confraternização.

Eles estavam se preparando para a primeira comunhão desde o mês de setembro/2009. O responsável pelo projeto, padre Leonardo da Silva Campos, também celebrou a missa da primeira eucaristia, que aconteceu em uma área externa da APAC de Arcos.

De acordo com o gerente administrativo da APAC, Fabiano Augusto, o projeto da primeira eucaristia deve continuar, já que foi bem aceito pelos recuperandos.


Matéria publicada no jornal CCO, edição de 28 de fevereiro de 2010.