Corregedoria instala Correição Ordinária na Comarca de Belo Horizonte

Corregedoria instala Correição Ordinária na Comarca de Belo Horizonte
Fórum Cível e Fazendário – Unidade Raja Gabaglia receberá a audiência pública da Correição Ordinária Geral da Comarca de BH ( Crédito : Euler Junior/TJMG
Not---Forum-Civil-e-Fazendario.jpg
Fórum Cível e Fazendário – Unidade Raja Gabaglia receberá a audiência pública da Correição Ordinária Geral da Comarca de BH ( Crédito : Euler Junior/TJMG )

O corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, instala em audiência pública, na quinta-feira (1/2), a Correição Ordinária Geral da Comarca de Belo Horizonte referente aos trabalhos de 2023. A solenidade será realizada no auditório do Fórum Cível e Fazendário – Unidade Raja Gabaglia, às 9h30. O evento também poderá ser acompanhado no canal da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) no YouTube.

As correições ordinárias, realizadas anualmente em todas as comarcas do Estado até o fim do mês de março, têm o objetivo de fiscalizar os serviços do foro judicial e dos juizados especiais, as atividades dos serviços notariais e de registro, da justiça de paz, da polícia judiciária e dos presídios, para verificar a regularidade dos trabalhos e receber denúncias, reclamações ou sugestões de aprimoramento.

Em Belo Horizonte, os trabalhos da correição dos serviços judiciais (varas da Justiça Comum e unidades judiciárias da Justiça Especial) serão coordenados pelo juiz auxiliar da Corregedoria e diretor do Foro da Capital, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes. Já os trabalhos nos Serviços Notariais e de Registro (cartório) serão coordenados pela juíza auxiliar Simone Saraiva de Abreu Abras e pelos juízes auxiliares Luís Fernando de Oliveira Benfatti e Wagner Sana Duarte Morais. Além dos juízes de Direito, o corregedor-geral, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, designou 47 servidores para apoiar os trabalhos.

Para realização da Correição, os juízes responsáveis devem preencher uma série de formulários padronizados, que serão enviados por um sistema próprio da Corregedoria. O uso de formulários padronizados direciona a atividade fiscalizadora para os pontos de maior relevância em todas as comarcas do Estado. Já os cidadãos podem apresentar denúncias, reclamações ou sugestões por meio do canal "Fale com o TJMG", fazendo expressa referência à Correição Ordinária Geral 2024.

Acompanhe a realização das correições ordinárias em outras comarcas do Estado na seção "Informes" do portal do TJMG.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800

forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG