Bairro Jaraguá em Arcos: maior problema é a falta de um posto de saúde

Os moradores são atendidos pela unidade do bairro Esplanada, que fica distante

Bairro Jaraguá em Arcos: maior problema é a falta de um posto de saúde
Cleusa Maria Pinto e Ronis Ferreira, moradores do bairro há dois

Na manhã de hoje, 26 de dezembro, o CCO esteve no bairro Jaraguá, que fica próximo aos bairros Sol Nascente e Castelo.
A primeira impressão é de um lugar silencioso e arejado, com boa infraestrutura e construções novas – algumas em andamento. Com isso, em alguns locais tem restos de materiais de construção nos cantos. 
Falamos com Cleusa Maria Pinto (54 anos) e Ronis Ferreira (66), moradores do bairro há dois anos. Ela é doméstica e cuidadora; ele trabalha no ofício de pedreiro.  O casal é feliz no bairro, os dois gostam do lugar. “É muito sossegado, bem arejado. Gosto muito! Mudei pra cá e fiquei achando que estou no ‘céu’! À tarde, a sombra bate mais cedo e começa a refrescar bem cedinho”, comenta Dona Cleusa, apoiada pelo marido.
É claro que, como boa tarde dos bairros, lá tem situações ruins. As principais queixas do casal são a falta de um posto de saúde e falta de manutenção nos postes. 
“Para nós, seria bom um Posto de Saúde que atendessem aos três bairros próximos: Jaraguá, Castelo e Sol Nascente. Fica muito longe pra sairmos daqui para ir ao Esplanada; a pé, é mais de 35 minutos”, diz Dona Cleusa. 
Também precisa melhorar a iluminação. “Não são todas as lâmpadas dos postes que acendem, saltam uns dois e fica escuro”, acrescenta a moradora. Sr. Ronis informa que já reclamou, mas o problema não foi resolvido.  “Eles vieram aqui, fizeram uma averiguação, mas ficou no mesmo”.
Ele reforça a necessidade de um posto de saúde e a esposa diz que além da distância do bairro Esplanada, os moradores do Jaraguá precisam acordar muito cedo para conseguirem vaga para atendimento médico. 
Também não há creche. A mais próxima é a do bairro Santo Antônio.
Sobre a iluminação, Dona Cleusa ainda relata: “Eles vêm aqui, dão uma mexidinha, a gente fica feliz, mas à noite está do mesmo jeito. Não melhora não!”.

Sem serviço de coleta de recicláveis 

A colega do lixo úmido é feita regularmente, mas quanto aos recicláveis, o serviço não é prestado, segundo o casal de moradores do Jaraguá. “O pessoal da reciclagem não passa aqui”, afirma a moradora. 
O serviço de coleta de recicláveis em Arcos é feito por catadores da Associação dos Recicladores de Arcos (ARA), com motorista da Prefeitura. O CCO foi informado, por outra moradora do bairro, que a associação tem apenas um caminhão para realizar a coleta em toda a cidade. 
Está agendada, para amanhã (dia 27), uma entrevista com a presidente da ARA, para que ela relate as dificuldades vivenciadas pela associação e fale sobre as necessidades.

 

Mato
Problema em toda a cidade, no Jaraguá também tem bastante mato. O resultado: cobras e ratos. “Já achamos várias cobras e tem rato também. Precisa de capina!”, relata a moradora. 


Comércio 

No Jaraguá não tem nenhum pronto comercial. Os moradores precisam ir até os bairros próximos. 

Leia mais sobre problemas na manutenção da iluminação pública em Arcos: 

https://www.jornalcco.com.br/moradora-do-california-reclama-da-iluminacao-falta-de-limpeza-de-lotes-e-da-area-publica 
https://www.jornalcco.com.br/moradores-gostam-do-eldorado-mas-falta-de-agua-e-iluminacao-publica-sao-problemas
https://www.jornalcco.com.br/falta-de-iluminacao-uma-covardia-um-descaso-com-a-populacao-de-arcos-varias-ruas-no-escuro-diz-vereador