É preciso planejar!

Confira o artigo da coluna da psicóloga Renata Daniele, abordando os temas: a escolha profissional e o autoconhecimento

É preciso planejar!
Renata Daniele, psicóloga

Olá, queridos leitores! Para quem me acompanha desde o início da coluna, estamos refletindo sobre a escolha profissional e o autoconhecimento.

Deste modo, após conhecer nossas habilidades, preferências e valores, ou seja, nos conhecermos melhor, poderemos assim responder com mais respaldo às seguintes perguntas: onde estou? Onde quero chegar? Se ainda não pensou a respeito, reflita sobre elas um pouco.


Vamos iniciar, repassando o lugar do trabalho em nossas vidas que faz com que nos manifestemos em sociedade, que é nossa identidade relacionada ao ser e fazer, fonte de estabilidade, determinando muitas das vezes quem somos. Você já se viu se apresentando em sociedade, falando da atividade profissional que executa!? Neste momento, percebe o quão importante é o papel que o trabalho ocupa na vida de todos nós. Então, podemos observar a relevância de buscar uma atividade que nos traga satisfação. 

Agora, vamos retomar às duas perguntas realizadas no início do texto. Consideramos que para realizar um plano de vida, e me refiro à vida pessoal e profissional, precisamos refletir sobre às duas perguntas acima: onde estou e onde quero chegar? Que perpassa pelos desafios, obstáculos, novas oportunidades, dentre outros fatores. E está relacionado ao planejamento que faz com que nos tornemos criativos e possamos sair da nossa zona de conforto. Ou seja, nenhum projeto sem desafio faz com que melhoremos, conforme Rocha (2010)*.

Os próximos passos rumo ao desenvolvimento sugere que tenhamos em mente qual ou quais serão nossos objetivos futuros. Então primeiro precisamos olhar para o futuro, definir uma meta e planejar. Existem vários tipos de planejamento, sendo nomeados por
planejamento de carreira, plano de desenvolvimento individual, plano de propósito, plano de desenvolvimento profissional ou plano de transição profissional, independente das destinações nos levam a planejar nosso futuro de carreira.

Você deve estar pensando: “Renata, como este planejamento pode ser feito?!”. Primeiramente, é preciso responder às duas perguntas iniciais sugeridas. Em seguida, precisa considerar se deseja atingi-lo em curto, médio e longo prazo. Depois, transforme-se em uma meta palpável, como, por exemplo, desejo aumentar minhas vendas de lápis de cor. A partir disso, vamos detalhá-lo, considerando a quantidade de lápis, o valor que desejo faturar, como fará para aumentar estas vendas, e o tempo que preciso para atingir.

Mas, como fazer: pegue papel e caneta, e comece a traçar seu caminho, e cada uma das ações para atingir seu objetivo. Em qualquer área e momento de nossa vida podemos planejar, e após alcançar sua meta, você pode fazer novos planos, e continuar se desenvolvendo.

Caso considere que não consiga sozinho estruturar os próximos passos, busque ajuda de um profissional qualificado!

Renata Daniele Pinto
Psicóloga e Orientadora Profissional

*ROCHA, Milta Costa da Silva. Projeto de Carreira, Plano de Vida: passos para um gerenciamento de vida profissional e pessoal..
LEVENFUS, Rosane Schotgues; SOARES, Dulce Helena Penna e colaboradores. Orientação vocacional ocupacional [recurso eletrônico].
Porto Alegre, 2010. p. 82- 91.