Sistema 'Olho Vivo' de Arcos terá mais 16 câmeras, três com LPR

No total serão 49 câmeras de segurança no sistema 'Olho Vivo' de Arcos, operado pela 241ª Cia PM

Sistema 'Olho Vivo' de Arcos terá mais 16 câmeras, três com LPR

Na tarde de ontem, 02/02, em frente ao quartel da 241ª Cia PM, foi realizada a cerimônia para oficializar a ampliação do sistema ‘Olho Vivo”. O evento aconteceu, em frente ao quartel da PM em Arcos, dentro de uma programação de atos da Prefeitura de Arcos que iniciou às 13 horas com a comemoração dos dois anos de implantação da Defensoria Pública de Arcos, em sua nova sede.

A cerimônia foi abrilhantada pela participação musical da Banda de Música da 7ª Região da Polícia Militar de Divinópolis sob a regência do 1º Ten Gomes, que recepcionou os convidados, executou o Hino Nacional Brasileiro e executou intervenções nos pontos altos da solenidade. 

Os equipamentos

Estão sendo implantadas mais 16 câmeras, elevando para 49 o número de pontos de monitoramento, dos quais 12 com leitores tipo LPR (que identifica as placas dos veículos passantes). Os equipamentos estão implantados em pontos estratégicos da cidade, à exemplo do Centro, da MG-170, BR-354, avenida João Vaz Sobrinho e nos bairros Olaria, Planalto, São Vicente, Santo Antônio, São Judas, Calcita, Castelo, Floresta e Esplanada, conforme informou o cerimonial, ao fazer a abertura do evento.

Presentes à solenidade, além do prefeito Claudenir de Melo; do deputado federal Pinheirinho; e do deputado estadual Antônio Carlos Arantes; estavam o Ten Cel PM Alexsandro César de Souza, comandante do 63º Batalhão de Polícia Militar (63ºBPM); o vice-prefeito de Arcos, Dr. Sérgio Vilela; o Maj PM César Henrique Bittencourt da Cunha, subcomandante do 63ºBPM; 1º Ten PM Ruan Arantes da Cunha, comandante da 241ª Companhia de Polícia Militar; e 2º Ten Rogger Diogo dos Santos. Prestigiaram ainda a solenidade, secretários municipais e parlamentares de Arcos; representantes do Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP), e lideranças locais, além de servidores municipais e cidadãos.

Videomonitoramento 24 horas

O sistema de videomonitoramento 'Olho Vivo' 24 horas, cuja 'Central' está instalada no quartel da 241ª Cia PM de Arcos, é  uma parceria entre a Prefeitura de Arcos e a Polícia Militar de Minas Gerais, idealizada em 2010.

Nota divulgada pela Agência Local de Comunicação Organizacional do 63º BPM relembra: "À época, o comandante da 241ª Companhia PM, Tenente Bittencourt, apresentou ao então Prefeito Municipal, Claudenir José de Melo, uma proposta de vigilância por câmeras que poderia resultar na obtenção de importantes feitos no cenário da segurança pública, tanto em termos de prevenção quanto de repressão qualificada de delitos". Na avaliação dos militares, desde que entrou em funcionamento, dezenas de ações criminosas, tais como "a apreensão de drogas, armas e materiais ilícitos foram registradas em função dos flagrantes de crimes e contravenções penais obtidos por meio das câmeras do ‘Olho Vivo’ de Arcos".

O material ainda informa que o projeto contou com a colaboração efetiva do Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP) e Câmara de Vereadores, que se dispuseram a apoiar o processo de implantação e gradual expansão do 'Olho Vivo' que é um marco na segurança pública de Arcos, pioneiro e referência em termos de tecnologia de combate ao crime, segundo a manifestação de autoridades, durante o evento. 

Manifestações das autoridades

O Ten Arantes iniciou os pronunciamentos, dizendo que os bairros não atendidos pelo sistema com o monitoramento estão sendo contemplados, oferecendo maior sensação de segurança. “Além dos bairros, praticamente todo o veículo que tem acesso ou passa pela cidade tem sua placa lida e identificada. Se o veículo foi furtado, clonado ou roubado, conseguimos imediatamente proceder a abordagem, graças às câmaras de LPR que foram instaladas juntos às rodovias que dão acesso a Arcos”.



Em seguida falou o Ten Cel Alexsandro, destacando a parceria entre o Executivo e o Legislativo de Arcos, no sentido de viabilizar recursos para trazer melhorias para a comunidade. “Nossa tropa trabalha muito. Produz muito. Mas, com investimento em tecnologia, conseguimos maximizar ainda mais os resultados e Arcos tem saído à frente, sendo uma referência no estado”. Ao finalizar, ele homenageou o Maj PM Bittencourt que esteve à frente da fração de Arcos, durante muitos anos, especialmente quando foi concebido o 'Olho Vivo'..


O deputado Antonio Carlos Arantes, falou da importância do monitoramento, usando exemplos e contando histórias de outras cidades e, ao final, lançou um desafio ao prefeito Baiano, no sentido de viabilizar a instalação de pontos de monitoramento na zona rural. Sugeriu ainda, estabelecer parceria com o comércio local, pela qual os comerciantes instalariam câmeras em seus estabelecimentos, que seriam interligadas ao Olho Vivo, ampliando a rede de cobertura.


O deputado federal Pinheirinho ressaltou a importância dos equipamentos leitores de placas que permitem a identificação de veículos em situação irregular e que a ampliação do programa trará mais segurança às pessoas, além de colocar Arcos em maior destaque do que já vem recebendo.



O prefeito Claudenir de Melo, Baiano, antes do evento destacou, à reportagem do CCO, a importância do investimento dos recursos do Município em segurança. “As pessoas querem as câmeras do "Olho Vivo' no seu bairro. É uma demanda que, para o arcoense, tem a mesma importância do que a escola, o posto de saúde e a iluminação”.



Encerrando os pronunciamentos, Baiano disse: “Aprendi a ouvir cada segmento e foi importante conversar com o Cmt Bittencourt”. Ele contou que, dessas conversas com o então comandante da PM em Arcos, surgiu a ideia de implantar o ‘Olho Vivo’. Baiano disse ainda, que o projeto já foi ampliado por três vezes e a tendência é de melhorar mais. Ele avalia que a cidade é de trabalhadores, a economia é ativa e as pessoas adquirem patrimônio. “Então, a gente precisa dar segurança, tanto para garantir a integridade física, quanto estar atento ao lado patrimonial. Investimos bem em segurança e na sensação de segurança que é igualmente importante”. Encerrou dizendo que as pessoas têm esta sensação em Arcos.


Depois de encerrada solenidade, a comitiva deslocou-se para visitar três pontos onde os equipamentos estão instalados e, encerrando a programação, dirigiu-se para inaugurar a Creche Jáia Batista Assunção de Sousa.

Reforço no Pré-Carnaval de Arcos

Após o evento de ampliação do sistema de videomonitoramento, o Ten PM Arantes, confirmou ao Jornal CCO que, nos festejos de Pré-Carnaval, a PM trabalhará com reforços: “Temos o Pré-Carnaval em Arcos, com reforço dobrado no policiamento, além de receber militares de Formiga, como reforço e grupamento tático”.

Como recomendação, ele disse: “Os foliões podem vir festejar e curtir a festa, mas sempre tomar cuidado onde estacionar os veículos, cuidar de bolsas e pertences pessoais, levando o mínimo possível de material e, precisando de algo, liguem, o mais rápido possível, para o número 190”.