Dia Mundial do Voluntário Doador de Sangue: mobilização convoca arcoenses a doarem
Foi comemorado na última sexta-feira, 14, o Dia Mundial do Voluntário Doador de Sangue. A responsável pela captação em Arcos, Aparecida Gonçalves Montouto (Perpétua), e alunos do curso Técnico de Enfermagem do Instituto Dominus de Educação realizaram uma mobilização na Praça Olívio Vieira de Faria (Praça do Vivi) entre as 14h e 17h, com o intuito de aumentar o número de doadores no município.
Para isso, distribuíram panfletos explicativos informando as pessoas sobre a importância e o que fazer para se tornar um doador de sangue e escreveram nos carros a frase ‘Doe Sangue, Doe Vida’.
Perpétua conta que já realizou esse trabalho no município diversas vezes e em todas o retorno foi muito positivo. “Essa mobilização faz a diferença. Aquelas pessoas que são doadoras e, por alguma razão, deixaram de ser, passam por aqui e se lembram que precisam doar. Aqueles que não tinham conhecimento do quanto é simples se tornar um doador passam a doar, conseguimos novos voluntários. Esse trabalho que estamos realizando hoje faz uma diferença enorme”, diz.
Perpétua agradece à Administração Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa e aos patrocinadores do evento pelo apoio. “Agradeço também a comunidade de Arcos, que está sempre apoiando a doação de sangue. Sempre que solicito sou atendida. O pessoal está deixando escrever nos carros, estão recebendo os panfletos e estão ouvindo nossas informações. Entrem nesta corrente: ‘Doe Sangue! Salve uma vida!’.”
Doação de sangue
Não importa qual é seu tipo sanguíneo, tem sempre alguém precisando da sua solidariedade.
A sua decisão de doar sangue pode mudar o destino de muitas pessoas. Pode salvar vidas. Um gesto simples que também faz bem para você, porque é sempre muito gratificante ajudar alguém.
Doar sangue é fácil e seguro. O material utilizado é descartável e o volume de sangue colhido não vai te fazer falta, pois o organismo se encarrega, rapidamente, da reposição.
Salve uma vida hoje. Doe sangue sempre.
Para maior conforto, ligue antes para a unidade da Hemominas mais próxima de você e marque a data e a hora para a sua doação.
Para doar sangue é necessário:
* Ter e estar com boa saúde;
* Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
* Ter entre 18 e 65 anos;
* Pesar mais de 50Kg;
* Dormir bem na noite anterior;
* Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
* Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia, nem feito tatuagem nos últimos 12 meses;
* Se for doar pela manhã, alimente-se antes. Após o almoço, dê um intervalo de 3 horas.
É obrigatória a apresentação, no ato da doação, de documento original de identidade com foto, emitido por órgão oficial, dentro do prazo de validade - Carteira de Identidade, Trabalho, Habilitação, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista.
Matéria publicada no jornal CCO, edição de 16 de junho de 2013.