Animalis

''Tubarão zumbi'' é avistado no Oceano Índico

Predador foi atacado por outros tubarões

Publicada em: 25 de novembro de 2021 às 17h01
Geral

O Dr. Mario Lebrato, de 35 anos, da Espanha, disse que capturou raras imagens na costa de Moçambique - cerca de um a dois metros abaixo da superfície do Oceano Índico. Quando ele e seu grupo soltaram um tubarão, um grupo diferente de predadores o atacou, causando uma série de ferimentos fatais. De acordo com o pesquisador, eles incluíam vários tubarões-touro - alguns dos quais pesam impressionantes 300-400 quilos. E apesar do ataque e de uma grande parte de sua parte inferior do corpo faltando, o tubarão continuou a lutar por sua vida enquanto era visto nadando para longe.

O Dr. Lebrato explicou que o tubarão lutou por cerca de 20 minutos antes de se recuperar dos ferimentos. Ele acrescentou: “Tubarões comem tubarões, isso é bem conhecido, mas é super difícil de filmar e documentar”.

Em 2019, surgiram imagens raras que mostravam as consequências sangrentas de uma luta violenta entre dois tubarões-brancos canibais.

Na época, o professor Meekan, do Instituto Australiano de Ciência Marinha, disse: "Não é apenas um tubarão desonesto atacando outros tubarões ou mesmo uma espécie de tubarão atacando outros tubarões. São muitos tubarões diferentes se virando uns contra os outros."

Ele acredita que os ataques têm aumentado constantemente devido às formas como os humanos estão tentando manter os predadores famintos longe dos nadadores. Mais redes e linhas de anzol com anzol são lançadas, mas os tubarões-anzol enviam sinais de socorro que são captados por predadores rivais que desejam uma refeição fácil.

Pesquisas anteriores mostraram que os predadores têm comido uns aos outros por mais de um milênio. Um exame de cocô fossilizado retirado do orthacanthus pré-histórico - um tubarão que nadou nos oceanos 300 milhões de anos atrás - descobriu que ele continha dentes fossilizados de filhote de tubarão.

 

As informações são do Jornal Britânico "The Sun".

 

Fonte: The Sun