Vende-se Apartamento

Arcos poderá sediar etapa regional dos Jogos Escolares de Minas, em julho

Na SRE Divinópolis, na qual Arcos está inserido, estão agendadas etapas microrregionais no período de 15 a 21 de maio, com sede em Nova Serrana

Publicada em: 03 de maio de 2017 às 17h04
Esporte
Arcos poderá sediar etapa regional dos Jogos Escolares de Minas, em julho

Secretário de Estado de Esportes (3º), Vitória Porto (4ª), Rafael Matias (5º),Vanessa Guimarães (7ª)

Ontem, dia 2, aconteceu em Arcos uma reunião envolvendo o prefeito do Município, Denilson Teixeira; a secretária municipal de Esportes, Vanessa Guimarães; a analista da Superintendência de Ensino de Divinópolis, Vitória Porto, e o analista da Secretaria Estadual de Educação, Rafael Matias. Na pauta, foi discutida a possibilidade de Arcos sediar a Etapa Regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2017, que acontecerá no período de 10 a 15 de julho.

As regionais que vão participar são as seguintes: Conselheiro Lafaiete, Metropolitana A, Metropolitana B, Metropolitana C, Ouro Preto, Sete Lagoas e Pará de Minas.

Denilson Teixeira e Vanessa Guimarães acreditam no potencial esportivo de Arcos e nos benefícios garantidos para quem pratica esportes.  Eventos como o JEMG e os Jogos do Interior de Minas (JIMI) também contribuem para a movimentação econômica, porque atraem visitantes às cidades que sediam os jogos.

“Fomentar a prática do esporte com fins educativos; possibilitar a identificação de talentos esportivos; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, democrático e participante; estimular a prática esportiva nos estabelecimentos de ensino e promover o intercâmbio social e esportivo entre os participantes e a comunidade envolvida” são os objetivos específicos dos Jogos, de acordo com informações da SRE.

No Calendário publicado no site da Secretaria de Esportes de Minas Gerais é informado que na última segunda-feira, 1º de maio, aconteceu o encerramento da indicação das escolas nas modalidades coletivas e xadrez. A partir de então, iniciaram-se as etapas microrregionais referentes a diferentes Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Na SRE Divinópolis, na qual o Município de Arcos está inserido, estão agendadas etapas microrregionais no período de 15 a 21 de maio, com sede em Nova Serrana.

O JEMG éuma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio dos 853 municípios do Estado. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos: Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2005, 2004 e 2003) e Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2002, 2001 e 2000).

 

Etapas

 

Informações da Secretaria de Estado de Esportes – A 1ª etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais é a Municipal. Os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a 2ª etapa, a microrregional. O Estado é divido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino − SRE, ligada à Secretaria de Estado de Educação, auxilia no andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez levam os alunos-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional.

A etapa regional acontece em seis municípios do Estado, com as competições de basquete, futsal, handebol, peteca, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

A 4ª etapa é a estadual e acontece em dois períodos. Nela disputam os campeões das 6 regionais (modalidades coletivas, peteca,  vôlei de praia e xadrez), incluindo as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, flag football, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, luta olímpica, natação, rugby, skate e tênis de mesa. Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas: bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, parabadminton, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. As modalidades de flag football, parabadminton, rugby e skate acontecem em caráter de demonstração.

 

Modalidades do JEMG/2017

 

As modalidades disponíveis no JEMG/2017 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, flag football, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, parabadminton, peteca, rugby, skate, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de flag football, parabadminton, rugby e skate acontecem em caráter de demonstração.