Animalis

Casa do Sr. Ronei ainda precisa de materiais

Publicada em: 01 de dezembro de 2021 às 13h20
Geral

(Matéria publicada pelo Jornal CCO impresso em 20 de novembro de 2021) Edição 2129

Em 25 de setembro deste ano, o Jornal CCO entrevistou o Sr. Ronei Ferreira, 63 anos, que está construindo sua própria casa e necessita de doações.

Hoje, tarde de 18 de novembro, o Jornal CCO voltou à casa de Sr. Ronei, que continua sua luta para realizar o sonho de construir a casa própria.

Devagar, mas indo

Ao chegarmos à obra, nos deparamos com várias paredes erguidas, cômodos tomando forma, janelas prontas para serem instaladas, colunas de ferro em pé e o Sr. Ronei em cima de um andaime assentando tijolos. Cenário bem diferente da primeira vez que fomos até a casa do bravo pedreiro.

Do lado de fora da casa, tijolos, areia, brita e telhas; sinal que a matéria repercutiu. Mas nem tudo são flores, pois as dificuldades enfrentadas pelo Sr. Ronei não acabaram. Ele ainda precisa de alguns materiais para concluir a obra, ou, ao menos, deixar a casa habitável o mais rápido possível.

Na primeira entrevista, Sr. Ronei explicou que, antes da pandemia, morava de aluguel, mas não conseguiu continuar pagando após ser demitido do emprego que estava na época. Graças ao bom coração do locador da casa onde mora, o pedreiro pôde continuar morando sem pagar os aluguéis até concluir sua casa.  “Eu tenho que dar um jeito de terminar logo, pois não sei até quando o dono da casa vai esperar”, disse.

Doações

Após a primeira reportagem do Jornal CCO, Sr. Ronei recebeu doações, como ele mesmo conta: “Recebi um crédito de R$500,00 numa loja de material de construção; foi uma mulher de Formiga que me deu. Comprei ferro, um caminhão de areia, um pouco de brita, cabo pra enxada e alguns canos. A assistência social também me deu um pouco de areia”.

Em setembro, faltavam muitos materiais, especialmente tijolos. Atualmente, Sr. Ronei ainda precisa de ajuda para ter todo material necessário para concluir a obra: “Eu ainda tenho bastante tijolo, mas sei que vou precisar de mais. Em relação à parte elétrica, parece que tem um homem que vai me dar, mas ainda não recebi e nem tenho certeza”, explica.

Ainda segundo o pedreiro, é necessário um pouco mais de cal, três canos de 25mm com dois metros cada, ferragem e mais areia.

Sr. Ronei já possui a quantidade necessária de telha para cobrir a casa e, segundo ele, irá ganhar as madeiras para suporte, de uma madeireira da cidade de Arcos. “Tem uma madeireira aqui em Arcos que vai me dar as madeiras pra eu apoiar as telhas”, disse.

Problemas financeiros e de saúde preocupam

Como informado na primeira matéria, Sr. Ronei vive com fibromialgia após cair de uma varanda enquanto trabalhava como pedreiro. “Estou com duas receitas de remédio aqui, mas não acho em lugar nenhum. Já tentei na Fumusa, mas não tem”, conta.

Além do problema de saúde, Sr. Ronei vive em dificuldade financeira desde quando o auxílio emergencial de sua esposa foi cancelado. “Tive que ir à assistência social pedir papel higiênico, porque nem isso eu tenho. Estou vivendo com R$179,00 do Bolsa Família (atual Auxílio Brasil)”, conta o pedreiro.

Ajude você também

Para ajudar o Sr. Ronei Ferreira, entre em contato no número (37) 99820-3891 ou procure-o no endereço da construção na Av. Djalma José Pimentel, 190, bairro Jaraguá.

Pode ser doação de materiais de construção, ajuda com medicamento, comida, ou qualquer outro tipo de ajuda.