Vende-se Apartamento

A história da Academia Banzai de Karatê Shotokan

Publicado em: 10 de fevereiro de 2020 às 08h24
Coluna Esporte

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 08/02/2020) - Edição 2038

Marlon Santos

ALÔ, ARCOS! Tudo começou em uma grande reunião para se iniciar o projeto de uma Academia de Karatê em Arcos. O objetivo daqueles jovens era o desejo de praticar este esporte e posteriormente repassar seus conhecimentos para outras pessoas que se interessassem em praticá-lo. Este encontro, dos amantes das artes marciais aconteceu no ano de 1992. Após esta reunião, a academia Banzai foi oficialmente fundada, tendo como presidente Pedro Domingos, vice presidente Gerson Feliciano e como diretor técnico, Ideraldo Luiz. Mas, as dificuldades foram enormes e os treinos eram realizados no antigo Chapéu de Palha, ou até mesmo na quadra de peteca e nos corredores dos banheiros do Poliesportivo. Estes jovens não desistiram dos seus objetivos e a academia Banzai foi crescendo e ganhando novos adeptos. No dia 9 de dezembro de 1995, os atletas Gerson Feliciano, Pedro Domingos e Ideraldo Luiz estiveram em Belo Horizonte e se graduaram  na faixa preta, depois de muito treinamento. Mas, antes de chegarem a faixa preta os arcoenses se deslocavam até Divinópolis e treinavam com o sensei  Milton Egídio, e chegaram a faixa marrom. Depois de todo sacrifício, o trio de guerreiros resolveu realizar uma confraternização com a presença de familiares, amigos e autoridades da época. O sensei Ideraldo Luiz  relembra com orgulho o momento em que recebeu a faixa preta e se emociona ao relatar: “O padre da época era o Monsenhor Eustáquio, ele abençoou nossa faixa preta. Eu recebi a faixa das mãos de meu pai e minha mãe, o Gerson recebeu de sua mãe Dona Preta (in-memoriam) e o Pedro de seus familiares. Foi um momento  inesquecível”, disse.

Com o passar dos anos eles conseguiram um cômodo mais confortável, justamente na Rua Joaquim Murtinho, n° 469, no centro de Arcos, onde estão até hoje. A Academia Banzai tem como um dos professores  o competente Ideraldo Luiz, faixa preta, formado pela Federação Mineira de Karatê sob o registro número 817125c.

 

Banzai e seus alunos

A academia Banzai conta com mais de noventa alunos do sexo masculino e feminino, de todas às idades. Os treinos são realizados durante todos os dias da semana em variados horários. Para Ideraldo Luiz, a meta inicial foi alcançada e o momento é de comemorar o sucesso. “Mesmo com todas as dificuldades conquistamos o maior objetivo, que era propagar o karatê em Arcos. E hoje, temos um número expressivo de alunos”, afirmou Ideraldo Luiz. Portanto, o karatê é um dos esportes que mais tem a aceitação dos jovens e a academia Banzai é o local ideal para praticá-lo.

 

Horários de treinamentos na Academia Banzai

Segunda-feira - 9 horas/ 17 horas/ 18 horas/ 19 horas
Terça-feira - 16 horas/ 18h30
Quarta-feira - 9 horas/ 17 horas/ 18 horas/  19 horas
Quinta-feira - 16 horas/ 18h30
Sexta-feira - 9 horas/ 17 horas/ 18 horas/ 19 horas
Sábado - 16h30

Telefone de contato:
(37) 9.9136-5199

 

Como surgiu o karatê

O mais provável é que a luta tenha sido criada na China, com o nome de to-de e tenha um ancestral comum com o wushu (ou kung fu). Mas, foi no Japão do século 15, mais especificamente na ilha de Okinawa, que a arte marcial foi sistematizada. O nome completo, karatê-do, significa “caminho das mãos vazias”. Outros dizem que o karatê é o “zen em movimento”, por causa da influência do zen-budismo em sua concepção. Mais do que derrotar o oponente, o karatê valoriza a busca pelo equilíbrio corporal e espiritual – daí a grande importância do kata, rotina de golpes coreografados que rola à parte das disputas corpo a corpo. No fim do século 19, o estilo se espalhou de Okinawa para o resto do Japão e dali, com a imigração, alcançou o mundo.

 

Conheça alguns dos benefícios do Karatê:

*É um exercício que trabalha todo o corpo, ajuda na perda de peso e aumenta a resistência.
*Desenvolve a capacidade cardiovascular e a respiração.
*Aumenta a coordenação motora e os reflexos.
*Melhora a concentração.
*Ajuda a corrigir a postura.

 

 

Coluna Esporte por Marlon Santos

E-mail: marlonsantos@jornalcco.com.br