Fiemg 2

O futebol de campo em Arcos poderá ter um novo destino

Publicado em: 25 de março de 2019 às 08h49
Coluna Esporte

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 22/03/2019) - Edição 1993

Marlon Santos

ALÔ, ARCOS! No dia 11 de março aconteceu uma reunião entre os presidentes de clubes de futebol de campo, que estão interessados em uma mudança radical referente ao futebol de Arcos. Foram dez equipes que estiveram presentes ou mandaram representantes, para começar a definir algumas mudanças. Obviamente, foi apenas o início de algo que poderá futuramente alterar o calendário do futebol em Arcos. Estive presente, e ao longo desta reunião observei certo descontentamento dos atuais cartolas no que se refere ao que está sendo realizado. Existem opiniões contrárias a esse movimento, mas a maioria continua firme no propósito de que haja alternativas para que o futebol de Arcos volte a ser atrativo. "Temos que resgatar o futebol amador em Arcos, pois estamos convivendo com um futebol praticamente profissional", disse Fábio Antônio, presidente do Associação, demonstrando o descontentamento com o comércio de atletas dentro dos clubes. Outro detalhe que chamou a atenção é referente aos torneios realizados atualmente. "A cada torneio é um desgaste para formar uma equipe, pois temos a Copa Arcos, Seletiva e campeonato municipal; e em cada um desses campeonatos temos que sair em busca de jogadores, e isso deixa o presidente e os demais apoiadores dos clubes exaustos", afirmou Air Bento, presidente do Palmeiras. Outras equipes devem aderir a esse movimento e a expectativa é que a Semcelt seja a nova organizadora do municipal. Mas os capítulos finais serão relatados ao leitor deste espaço esportivo, e em breve teremos uma solução.

 

Veja algumas mudanças que podem acontecer no futebol de campo:

 

Campeonato Municipal
O campeonato municipal deverá ser realizado em um período  mais longo, podendo se iniciar no mês de maio e terminar em novembro. Também existe a expectativa de contar com no mínimo 12 equipes.

Extinção da Copa Arcos e Seletiva
A Copa Arcos é um dos torneios que provavelmente não estará no calendário do futebol de Arcos neste ano. Outro torneio que parece que não irá acontecer é a Seletiva, que é a segunda divisão do campeonato municipal.

Segurança
Durante a reunião, o assunto prioritário foi a segurança dos árbitros, atletas e demais envolvidos nos torneios, pois no último campeonato municipal aconteceram vários incidentes dentro e fora das quatro linhas.

Limitação
Os diretores colocaram em pauta a limitação de inscrição de jogadores de outras localidades. Esse assunto ainda será discutido com maior ênfase, e todos os presidentes irão emitir opinião, para depois chegarem a um consenso.

Categoria aspirante
Outro assunto bastante comentado e colocado em pauta é a idade básica para jogadores que disputam a categoria aspirante. Na opinião da maioria deverá ser de no máximo 23 anos de idade.

Novo organizador
Também os próximos campeonatos deverão ser realizados pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Semcelt). Nos anos anteriores, a Liga Amadora organizava os torneios.

Definição
Agora o novo projeto relacionado ao futebol de campo de Arcos será analisado pela Semcelt, e na segunda quinzena do mês de abril teremos uma definição.

Coluna Esporte por Marlon Santos

E-mail: marlonsantos@jornalcco.com.br