UNINTER
RECORTES DO TEMPO – HISTÓRIAS DE ARCOS

A instauração da Comarca de Arcos em 1950

Publicada em: 01 de setembro de 2019 às 08h00
Arcos
Recortes do Tempo - Histórias de Arcos

(Matéria publicada pelo Jornal CCO impresso em 24/08/2019) - Edição 2015

Em 06 de junho de 1950, foi realizada no Fórum de Arcos a instalação e inauguração da Comarca de Arcos. O registro desta solenidade está na ‘Ata da Sessão inaugural da Comarca de Arcos, desmembrada da de Formiga, Estado de Minas Gerais’. A cópia do documento foi cedida ao Jornal CCO pelo advogado Geraldo Magela Rodrigues (Lalado).

De acordo com a ata, a Comarca foi criada pela Lei n° 336, de 27 de dezembro de 1948, e sua instalação ocorreu conforme o estabelecido no Decreto Estadual n°3.297, de 29 de maio de 1950.

Na solenidade de instalação, conforme é relatado, estavam presentes o Exm°. Dr. Antônio Bráulio de Vilhena Júnior, M. M. Juiz de Direito da Comarca de Formiga e o Sr. José de Magalhães Pinto, que na época era Secretário de Finanças de Minas Gerais e estava em Arcos representando o Sr. Milton Soares Campos, que era Governador do estado (gestão de 19/03/1947 a 31/01/1951).

O cargo de Juiz de Direito da Comarca foi entregue a João Divino do Nascimento, que anteriormente atuava como primeiro Juiz de Paz de Arcos. De acordo com informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o primeiro Juiz com formação foi Plácido Correa de Araújo.

A solenidade também contou com as palavras e orações do padre Geraldo Mendes de Vasconcelos, que era vigário da paróquia local. Em seguida, foi dada a palavra a Jarbas Ferreira Pires, Humberto Soraggi Filho, Aderbal Teixeira de Amorim e João Vaz Sobrinho, que era prefeito da cidade e médico.   

A Ata foi escrita, lida e registrada por Trajano Vieira de Faria, que na época atuava como secretário.

Entre as pessoas presentes na solenidade de instauração da Comarca e que assinaram a ata estavam: Vicente de Paulo Vaz; Zélia Coelho dos Santos; Rosa Gontijo de Faria; Aderbal Teixeira Amorim; Antônio Gontijo de Amorim; Nêusa Pires Soraggi; Sílvio Dias da Cunha; Ascânio Lima; Mariana Vaz Lima; Modesto Faria Gontijo; Hilton Rocha; João Jovino; Corina Ribeiro de Carvalho; Isaías Gonçalves Villela; Cecília Lara de Albuquerque; Nagib Ghoucair; Donato M. Rocha; Jarbas Ferreira Pires; Maria Valadão; Sílvia Vaz de Lima Grassi; Maria José Ribeiro Vaz; Dalva Dias da Cunha; Célia Dias da Cunha; Maria Frias Plácido; Laércio Dias de Carvalho; Azor Vieira de Faria; Nemir Rocha de Faria; Antônio Pires de Andrade; Aderbal Gontijo de Amorim; Antoniêta Pires Gontijo; Albertino da Cunha Amorim.