Vende-se Apartamento
Monumento à fé em Maria

Imagem é colocada no alto da cúpula da Casa de Oração Bom Pastor e Maria Mãe de Deus

Publicada em: 29 de agosto de 2018 às 13h48
Arcos

(Matéria publicada pelo Jornal CCO impresso em 25/08/2018) - Edição 1963

 

A imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus e de seu Filho Jesus, a primeira em Arcos, foi colocada no alto da cúpula da Casa de Oração Bom Pastor e Maria Mãe de Deus, no dia 11 de agosto. Foram utilizados um guindaste e o caminhão muck.

A referida Casa de Oração é uma construção nos fundos do prédio onde se concretizam as obras “Os Pequeninos de Deus”, instituição beneficente implantada em maio de 1989 pelo padre Luciano Gontijo Pires, no bairro Bom Retiro. O lançamento da pedra fundamental da Casa de Oração foi em 4 de janeiro de 2004. A obra, numa área superior a 1.700 m², é sustentada por oito grandes colunas, num estilo octogonal, com um enorme vão livre. No interior da Casa, ainda em construção, é celebrada a santa missa todos os sábados às 16h30 e aos domingos, às 10h30.

 

A imagem – A imagem, confeccionada em resina, tem mais de três metros de altura. Foi feita na Galeria Arte Sacra, em São Paulo (SP). “Ela tem em seu braço esquerdo o menino Jesus, o Filho de Deus, o qual está a apontar para o alto, o Pai, ao mesmo tempo em que nos abençoa. O braço direito dela e sua mão aberta se estendem para baixo, esparzindo graças e bênçãos que procedem do Altíssimo”, descreve o padre.

Em artigo que será publicado na edição de setembro do Jornal Os Pequeninos, padre Luciano relata que “Maria Mãe de Deus é o primeiro título que os primeiros cristãos professaram, referindo-se a Nossa Senhora, e se oficializou no Concílio de Éfeso em 431. O primeiro e maior título de Maria [Nossa Senhora Mãe de Deus e do Menino Jesus] data do século quinto da era cristã, conquistado e aprovado na pessoa do sumo pontífice, dos bispos, primeiros padres da Igreja e do povo cristão para eterna memória e celebração”.

A Mãe de Jesus foi proclamada Mãe de Deus no Concílio de Éfeso (431), pelo papa Sisto III (432-440). “Ela é o templo santo de Deus, que é o seu Filho e esposo imaculado. A Ele, a glória pelos séculos dos séculos. Amém!” – trecho da homilia pronunciada no Concílio de Éfeso por São Cirilo de Alexandria, bispo. (Século 5º).  

Padre Luciano Pires enfatiza que se trata de “um monumento de fé, esperança e amor àquela que, humildemente, se fazendo serva, se tornou a Senhora do céu e da terra, dos anjos e santos, Mãe de Deus e dos homens”. Ele finaliza explicando: “Imagem, como o próprio nome diz, é a representação; e nos traz presente à memória, à imaginação, a pessoa e os fatos que queremos e amamos, como também um ícone, uma estampa ou uma foto”.

 

Bazar da Pechincha Beneficente  

Na área externa à Casa funciona o Bazar da Pechincha Beneficente e o Mercadinho da Bondade às segundas-feiras (de 13 às 15 horas) e quartas-feiras (de meio-dia às 15 horas). Roupas, sapatos, brinquedos, objetos escolares e de uso pessoal são vendidos a preços especiais.