Estão sendo afixadas pelas ruas de Arcos as placas indicativas do CTI (Centro de Terapia Intensiva), que irá funcionar temporariamente no prédio construído para ser o novo bloco cirúrgico da Santa Casa de Arcos, com entrada pela rua Messias Mecedo. O CTI deverá funcionar em breve, com 10 leitos, para começar a receber pacientes com Covid-19 que precisam de internação. Também serão montados 30 leitos clínicos de enfermaria. As cirurgias continuarão sendo feitas no antigo bloco cirúrgico da Santa Casa (entrada pela rua Getúlio Vargas).
Até o início da tarde da ontem, quarta-feira (31 de março), os medicamentos e insumos ainda não haviam sido comprados, por falta de recursos financeiros. No final da tarde de ontem, a gestora e provedora da Santa Casa, irmã Sandra Gontijo, disse ao CCO, na presença do prefeito, que estava aguardando a liberação do pagamento, por parte da Prefeitura. “Neste momento, medicamentos e insumos, que estão em falta, são vendidos apenas à vista”, explicou, citando que foi feito um orçamento no valor de aproximadamente R$400 mil. No final da tarde, a Prefeitura transferiu parte dos recursos, o que possibilitará as compras.
Quando esses itens forem adquiridos, a unidade irá receber os pacientes com Covid-19 encaminhados pelo Hospital São José para internação, seja na “enfermaria Covid” ou nos leitos de CTI Covid.