Vende-se Apartamento

Termina nesta sexta-feira a campanha de vacinação contra a gripe

As crianças com idades entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias ainda compõem o grupo com menor número de pessoas vacinadas

Publicada em: 21 de junho de 2018 às 08h25
Saúde

Termina nesta sexta-feira (22) a Campanha de Vacinação Contra o Influenza A (H1N1). Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam que até o momento foram vacinadas 87,41% das pessoas que compõem o grupo prioritário. A meta de vacinação no município é de 90%, o equivalente a cerca de 8 mil pessoas.

As crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias ainda compõem o grupo com o menor índice de pessoas imunizadas. Até a tarde desta quarta-feira (20), apenas 68,67% delas haviam sido vacinadas. A responsabilidade pela saúde das crianças é de pais ou responsáveis e segundo prevê o art. 14, parágrafo 1° do Estatuto da Criança e do Adolescente, é obrigatória a vacinação das crianças em casos previstos por autoridades sanitárias. E para os pais ou responsáveis que descumprem esta medida, o Estatuto prevê a aplicação de multa por meio do art.249. O valor varia entre três a 20 salários mínimos e pode ser dobrado em caso de reincidência.

A campanha foi iniciada em Arcos no dia 23 de abril e foi prorrogada por duas vezes na tentativa de atingir a meta de vacinação. Idosos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, detentos, trabalhadores da área da saúde, professores entre outros públicos estão nos grupos prioritários de imunização. A vacinação ocorre em todas as Unidades de Saúde da cidade e na Unidade da Ilha, de 8h às 11h e de 13h às 16h, com exceção apenas da Fumusa, que é a unidade responsável por distribuir as vacinas para os PSF’s. Após o fim da campanha as doses da vacina serão disponibilizadas para a população em geral e os dias e horários de vacinação serão mantidos em todas as unidades de saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos