UNINTER

As Qualidades de um Pai Aprovado por Deus

Publicado em: 04 de novembro de 2019 às 09h45
Identidade Presbiteriana

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 26/10/2019) - Edição 2024

Rev. Saulo de Oliveira Matos

Jonathan Edwards (1703- 1758) foi pastor e um dos maiores filósofos norte-americanos; ele foi usado por Deus em um grande avivamento bíblico do século XVIII nos Estados Unidos. Pregou o sermão que ficou mundialmente conhecido como “Pecadores nas Mãos de um Deus Irado” baseado em Deuteronômio 32.35: “A mim me pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo, quando resvalar o seu pé; porque o dia da sua calamidade está próximo, e o seu destino se apressa em chegar.” Como pregador foi insuperável e como pastor, tornou-se um ícone para as futuras gerações. Contudo, em nenhuma área Edwards foi mais bem sucedido do que em seu papel como pai. Edwards e sua esposa Sarah tiveram onze filhos. Apesar de um horário de trabalho rigoroso que incluía acordar às 04h30min da manhã para ler e escrever, viagens extensas, inúmeras reuniões administrativas, ainda assim, Edwards fazia questão de dedicar muito de seu tempo aos seus filhos.

Apesar de sua vida agitada, se comprometeu a passar pelo menos uma hora por dia na companhia de seus filhos, principalmente lhes ensinando princípios cristãos. Se perdia um dia, por estar viajando, por exemplo, acumulava essas horas e as passava com os filhos quando retornava.

Recentemente, o estudante Benjamim B. Warfield, de Princeton, encontrou, depois de muitas pesquisas, 1394 descendentes conhecidos de Edwards. E nessa pesquisa podemos constatar o maravilhoso legado que Edwards deixou aos seus descendentes através de sua vida cristã. Dos 1.394 descendentes de Edwards, 3 se tornaram presidentes de universidades, 3 senadores dos Estados Unidos, 30 juízes, 100 advogados, 60 médicos, 65 professores de universidades, 75 oficiais de exército e marinha, 100 pregadores e missionários, 60 escritores de destaque, 1 vice-presidente dos Estados Unidos, 80 altos funcionários públicos, 250 formados em universidades, entre eles governadores de Estados e diplomatas enviados a outros países,  e o mais importante: muitos descendentes que permaneceram à sombra da cruz de Cristo. Uma das principais instruções bíblicas sobre a paternidade encontra-se em Dt 6.5- 7: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”

A história de Jonathan Edwards é um exemplo do que alguns sociólogos chamam de “regra das cinco gerações.” Como um pai cria seus filhos e o amor que eles dão, os valores que ensinam, o ambiente emocional que oferecem, a educação que provêm, não só influencia seus filhos, mas também,  quatro gerações seguintes. Em outras palavras, o que os pais fazem por seus filhos permanece pelas próximas cinco gerações.

Como dizia Edwards: “Deus fez todas as coisas com um propósito, e Deus também tem um propósito para todos nós, nenhum homem vive em vão, todos nós deixaremos um legado.” Qual seu legado querido pai? Que Deus te abençoe profundamente e que sua família possa viver para a Glória de Deus!

Os pais são responsáveis pelas orações e súplicas, diante de Deus, em favor de seus filhos. Ademais, nossos descendentes necessitam de cuidados com a alimentação, sono, educação, dentre outros. Todavia, precisam também de conhecimento teológico para que possam servir ao Deus verdadeiro, revelado na Bíblia Sagrada. Caro cidadão de Arcos, você é nosso convidado para aprender a cumprir sua missão de Pai, diante da Palavra de Deus, em constante oração na Igreja Presbiteriana do Brasil em nossa cidade.

Identidade Presbiteriana por Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos

Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos
Avenida Governador Valadares, 248, Centro

Facebook: Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos        Instagram: @ipbarcos