Vende-se Apartamento

Assuntando 03/04/2016

Publicado em: 05 de abril de 2016 às 09h29
Assuntando

(Publicado pelo Jornal CCO em 03/04/2016)

 

Boa notícia (1)… Depois de quase 5 anos paradas e abandonadas, as obras, que antes abrigariam o ‘Barracão da Terceira Idade’, localizada ao lado da pista de atletismo do Poliesportivo, serão concluídas. Na última semana, a administração municipal procedeu a abertura de licitação para a conclusão do empreendimento que agora ganhou nova nomenclatura: ‘centro de atividades sociais’. Como a coluna já havia anunciado, a obra teve investimento de recursos públicos, mas estava se deteriorando.

 

Boa notícia (2)…Os prefeitos das cidades brasileiras, com raras exceções, devem estar ‘morrendo’ de inveja de Arcos. É que em meio à crise que derrete a economia brasileira e com danos irreparáveis – mais de 12 milhões de desempregados, sendo 6 mil trabalhadores demitidos a cada dia útil – a Prefeitura Municipal realizou na última sexta-feira, 1º, a abertura de processo licitatório para contratação da estrutura que atenderá o show da banda de axé ‘Jammil e Uma Noites’. Segundo apurou o jornalista Weverton Araújo, a banda, que está sumida da mídia desde a saída do vocalista Tuca Fernandes, se apresentará em Arcos no ‘Dia do Trabalhador’. O local do evento ainda não foi anunciado, mas deverá ser no ‘Lajão’.

 

Boa notícia (3)… O vice-prefeito de Arcos, Wellington Roque, postou em sua página no facebookum vídeo anunciando que Arcos terá uma USB – Unidade de Saúde Básica – que, futuramente, receberá o SAMU. Roque, de maneira cautelosa, ressaltou que a entrega do local onde funcionará a base, que será interligada à central de Divinópolis, é uma semente plantada, mas que ‘há muito ainda o que caminhar e que não será de imediato, mas foi dado um grande passo’. Não há dúvidas de que no futuro os serviços da USB serão úteis à sociedade, mas antes da consolidação do benefício é preciso tirar a saúde pública do município do estado crítico em que se encontra.

 

Desrespeito... E os problemas na saúde pública municipal crescem a cada dia, o que deixa os usuários atordoados. Na última semana, uma senhora, depois de procurar pelo serviço de Raio X na Santa Casa e ter sido informada de que o horário de atendimento era somente até às 16h - ela chegou às 17h - dirigiu-se para o PA Municipal. Chegando lá, a paciente ouviu da atendente que a realização de seu Raio X seria agendado para o final de abril, ou seja, quase 30 dias depois. Na Fumusa, nas madrugadas, continua o ‘calvário’ de mães com crianças no colo para garantir uma consulta pediátrica.

 

Nova Secretária... Ainda sobre a Secretaria Municipal de Saúde, na última quinta-feira,31, Magda Giacomin pediu exoneração da pasta. Como pré-candidata a uma vaga no Legislativo, Magda, por força da Lei Eleitoral, não pode mais exercer a atividade de agente político. A coluna foi informada de que Eliza Assis, ex-secretária de Magda, foi promovida pelo prefeito e assume a chefia da saúde pública municipal.

 

‘Rolo compressor’... Um ‘conhecedor’ da política local comentou com a coluna que os grupos de oposição em Arcos já saem perdendo no que se refere à articulação política. De acordo com o ‘analista’, foi montando um ‘QG’ com uma ‘tropa’ capaz de passar por cima dos adversários. “Montaram uma estrutura que envolve mais de 200 pessoas com possibilidades de se apresentarem como candidatos ao legislativo. Há meses, algumas pessoas não fazem outra coisa que não seja a politicagem, inclusive com suspeita de utilização de estrutura pública’ – ressaltou o observador.

 

‘Embernado’... Nas últimas semanas, tenho visto uma correria de presidentes de partidos e articuladores políticos de um lado para outro da cidade, inclusive em horário de expediente. Curioso também que, nesse mesmo período, não me deparei com nenhum membro dos grupos de oposição em situação semelhante. Talvez a diferença esteja no fato de que alguns precisam trabalhar, enquanto outros fazem de conta que trabalham.

 

Bom exemplo... Naterça-feira,29, os moradores de Formiga foram surpreendidos com a operação ‘Capitanias Hereditárias’, liderada pelo Ministério Público, que visa apurar supostos crimes cometidos por membros do legislativo e do executivo. Participaram da ação, além de policiais militares e civis, o Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (GEPP). Através de 20 mandados de busca e apreensão, foram recolhidos documentos, celulares, dinheiro, cheques e computadores totalizando mais de 80 sacos lacrados. A farta documentação servirá agora para o MP apurar se houve atos de corrupção na administração pública de Formiga.

 

Apoio popular... As investigações que apuram a corrupção envolvendo vereadores e secretários municipais de Formiga tiveram início em 2015. Segundo o Ministério Público, vários telefones foram grampeados e conversas suspeitas foram registradas, inclusive com a participação do prefeito municipal. Durante e após a operação de busca e apreensão, nas redes sociais, cidadãos formiguenses expressavam alegria e satisfação com a ação do Ministério Público local.

 

Arcos... Na reunião do Legislativo arcoense, um dia antes da deflagração da Operação ‘Capitanias Hereditárias’ em Formiga, o vereador ‘Moacir da Fumusa’ voltou a fazer questionamento sobre a qualidade das obras de pavimentação executadas pela prefeitura. O vereador ‘Vinícius do Mini Preço’, solicitando aparte no pronunciamento do colega Moacir, disse que algo tem que ser feito e que cobrará do Ministério Público respostas às denúncias que ele mesmo encaminhou no ano passado. “Vou encontrar com a Promotora e cobrar agilidade” – relatou Vinícius.

 

Dissidente...O grupo da base de apoio ao prefeito de Arcos sofreu um duro golpe com a saída do vereador ‘Jamir Leiteiro’. Depois de longos anos empunhando a bandeira do grupo, inclusive chegou a ser líder do executivo na Câmara, Jamir se transferiu para um partido de oposição e deverá ser anunciado como um reforço de peso, seja no PMDB ou no PV. O nome de Jamir engrossa a lista de dissidentes que apoiaram o atual prefeito nas últimas eleições e que agora caminha no sentido contrário. Até o fechamento dessa coluna, na noite da última quinta-feira, outros nomes estavam sendo cogitados para migrarem para a oposição.

 

Programa Debate... Hoje, ao meio dia, a Rádio Cidade levará ao ar o programa Debate, ao vivo. Será o último programa nesse horário, pois, a partir do próximo domingo, o ‘líder de audiência’ terá início uma hora antes, às 11h.

 

Aniversariantes... A primeira quinzena de Abril é marcada pela passagem do aniversário de pessoas ilustres e amigas. Cirurgião Dentista João Júlio Cardoso (06), Cerimonialista Lincoln Antônio (07), Advogado Antônio Amâncio de Oliveira (08), José Maria Valadão (09), Bancária Elmira Fonseca (09), José Geraldo Costa ‘João Doido’ (10), Ana Paula Maximiano (10), Bruno Cardoso (10), Lécio Rodrigues de Sousa (11), Jornalista Clícia Ribeiro Vale (12), Paula Araújo (14), Gil Teixeira (15), Jamir Franco (15) e Jornalista Camila Alves (15). A coluna deseja votos de felicidades a todos.

 

E por falar em festa... Quero mandar um abraço especial para a dupla sertaneja Pedrinho e Macalé. Na festa de aniversário de Beatriz Gontijo, a dupla arcoense brilhou com interpretação de grandes sucessos do passado e da atualidade. Nota 10!!!!

Assuntando por Tadeu Nunes

Site: http://www.jornalcco.com.br/

Aurélio Tadeu Nunes de Sousa é  jornalista - Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC Minas Arcos - e responsável pela coluna ‘Assuntando’.

Jornalista do Ano - Merito Empresarial 2012, 2013 e 2014; prêmio ‘Top of Mind’ 2012, 2013, 2014 e 2015; Medalha ‘Mérito Legislativo pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais’; ‘Medalha Marechal Deodoro da Fonseca’ e apresentador do programa ‘Bate Papo de Redação’, na Rádio Cidade.