Top of Mind 2019 - Miss Brasil

Assuntando 10/11/2018

Publicado em: 19 de novembro de 2018 às 08h42
Assuntando
Assuntando 10/11/2018

Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda

(Coluna publicada pelo Jornal CCO impresso em 10/11/2018) - Edição 1974

Tadeu Nunes

Presidente da AMM... No próximo domingo, 11, o programa Debate, exibido pela Cidade 94,3 FM, receberá o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda (foto). O programa, que vai ao ar às 11h, ao vivo, conta com a participação da bancada mais democrática e independente do rádio regional. Na pauta, os desafios dos prefeitos mineiros diante da crise financeira e as ações da AMM tomando contra o governo de Minas. É imperdível!!!

‘Cidade Toca’... O novo programa da rádio Cidade 94,3 FM, emissora comercial e líder de audiência em Arcos, é sucesso de público. Apresentado por Edvaldo Lima, o ‘Cidade Toca’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 18 às 21h, com sorteio de brindes todos os dias. Aos sábados, o novo programa ganha mais uma hora - até às 22h.

E por falar em sucesso... De acordo com o aplicativo radiosnet.com, que reúne todas as emissoras de rádio do Brasil, a Cidade 94 FM está entre as 11 emissoras mais acessadas em toda região centro oeste de Minas. Em Arcos, o aplicativo aponta a liderança da Cidade FM com o dobro de acesso em relação ao número obtido pelas outras emissoras juntas.

Novo... Os brasileiros deram o recado nas runas: chega de figurinhas repetidas e de políticos que não sabem fazer outra coisa na vida senão seja viver às custas do povo. Foi uma ‘faxina’ geral em todos os estados brasileiros e os figurões, que se salvaram, amargaram uma queda virtuosa em suas votações. O eleitor está deixando de ser ‘otário’, como pensa a maioria dos políticos.

2020... Boa parte dos eleitores acreditam que o ‘tsunami’, o qual varreu da vida pública os ‘dinossauros’, deve ter força suficiente para chegar às eleições municipais de 2020. Espera-se que não vire uma ‘marola’ e que a limpeza na política revele uma mudança de cultura.

Sérgio Moro... O presidente eleito Jair Bolsonaro dá mostras de que veio para mudar as coisas no Brasil, principalmente no tange ao combate à corrupção. E não poderia ter escolhido outro nome, aliás, quase uma unanimidade entre os brasileiros de bem, que não fosse o de Sérgio Moro. O esperneio dos que têm ‘dívida no cartório’ iniciou antes mesmo da confirmação de Moro como Ministro da Justiça. Se o grupo da esquerda está criticando, em especial o do PT, pode ter absoluta certeza de que a nomeação de Sérgio Moro foi acertada.
 
Zema... O candidato eleito em Minas Gerais, Romeu Zema, que desbancou o favorito Anastasia, também tem dado mostras de que fará uma política diferente. É uma aposta que os mineiros fizeram, talvez por estarem cansados do ‘arroz com feijão’. Em Arcos, Romeu Zema obteve 85% dos votos válidos e, certamente, tornou-se o candidato com maior índice de votos em toda história política do município.

E por falar em novo... Como a onda de mudança parece ser a nova ‘febre’ nacional, os rumores sobre novos candidatos às vagas no legislativo e executivo arcoense vêm ganhando força. Um dos nomes comentados nos bastidores que poderá ser pré-candidato a prefeito é Flávio Vaz de Lima. O atual presidente do Sicoob União centro Oeste nunca disputou cargos eletivos na política local, mas é conhecido como um exímio administrador.

Sentença... Na última coluna, falei que o ano de 2019 deverá ser marcado por sentenças de ações que correm na justiça contra políticos, agentes políticos e empresários arcoenses. Porém, para surpresa, inclusive desse colunista, as novidades chegaram mais cedo. No último dia 29 de outubro, a juíza da Comarca de Arcos proferiu sentença no processo que ficou conhecido como ‘Show de posse’. Depois de quase uma década, os acusados foram condenados por improbidade administrativa por fraude em licitação na contratação do show da dupla sertaneja ‘Rick e Renner’, em janeiro de 2009.

Quase meio milhão de reais... Além de aplicar a inegibilidade - período de 5 anos - ao ex-prefeito ‘Baiano’; ao ex-secretário de Governo Evaldo Rui e à ex-chefe de licitação Rose Frazão, a justiça os obriga a devolver cerca de 210 mil reais. Segundo cálculos de um entendido em finanças, baseando-se nos juros aplicados pela justiça, 12% ao ano, o valor a ser ressarcido ao erário, pelos danos causados, ao erário superará os 400 mil reais. Cabe recurso.

Alegações... Nas alegações, publicadas na sentença da Juiza de Arcos, os réus ‘juram’ inocência. Baiano alega que o show fazia parte do projeto ‘Verão Vivo’. Já Evaldo Rui e Rose Frazão disseram que apenas cumpriram ordens superiores.

Outros processos... A condenação pela justiça de Arcos ainda não tira do ex-prefeito ‘Baiano’ o direito de se candidatar a qualquer cargo eletivo. Para ser declarado ‘ficha suja’, a condenação deverá ser mantida por um colegiado de 2ª Instância. Além do processo do show de ‘Rick e Renner’, o ex-prefeito responde a outros inquéritos abertos pelo Ministério Público de Minas Gerais.

‘Túnel do Tempo’... Mais uma vez o salão do Arcos Clube, centro de Arcos, será palco da ‘Noite da saudade’, uma volta aos anos 80. Idealizado e promovido por Anderson de Oliveira, o vento promete ‘remeter’ o público aos anos de ouro. A animação estará por conta do ‘Trio Long Play’ e terá início às 23h. Vale a pena curtir e relembrar os tempos que não voltam mais.

Assuntando por Tadeu Nunes

Site: http://www.jornalcco.com.br/

Aurélio Tadeu Nunes de Sousa é  jornalista - Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC Minas Arcos - e responsável pela coluna ‘Assuntando’.

Jornalista do Ano - Merito Empresarial 2012, 2013 e 2014; prêmio ‘Top of Mind’ 2012, 2013, 2014 e 2015; Medalha ‘Mérito Legislativo pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais’; ‘Medalha Marechal Deodoro da Fonseca’ e apresentador do programa ‘Bate Papo de Redação’, na Rádio Cidade.