Animalis

Aumento de TRIGLICÉRIDES

Publicado em: 10 de janeiro de 2022 às 11h03
Saúde

Os triglicérides (ou triglicerídeos) são um tipo de gordura presente em nosso corpo. Parte fica circulando em nosso sangue e parte fica armazenada nas células de gordura, presentes no tecido adiposo e em alguns órgãos como o fígado.

Representam a principal reserva de energia de nosso corpo. Quando precisamos de uma energia extra, as células de gordura quebram as moléculas de triglicérides, liberando energia.
A maior parte do triglicérides presente em nosso corpo é produzida pelo fígado a partir de carboidratos e gorduras; o restante vem da alimentação.

Quais os riscos do aumento exagerado dos triglicérides no sangue?

Triglicérides altos no sangue aumentam o risco para várias complicações cardiovasculares como infarto, derrames, tromboses e embolias. Pode provocar inflamação do pâncreas levando a pancreatite. No fígado, pode se acumular, provocando a esteatose hepática (ou fígado gorduroso). Em pessoas predispostas, interfere com o funcionamento do hormônio insulina, desenvolvendo a RESISTENCIA À INSULINA, que predispõe ao diabetes tipo 2.

Quais as causas de seu aumento no sangue?

. Dieta rica em carboidratos (pão, quitandas, doces, refrigerante, arroz, massas, etc)
. Dieta rica em gorduras saturadas (carnes gordas, queijos, manteigas, banha)
. Diabetes não controlado
. Abuso de bebida alcoolica
. Obesidade
. Sedentarismo
. Efeito de alguns medicamentos (corticoide, anticoncepcionais, antipsicóticos)
. Doenças crônicas (insuficiência renal) e hormonais (hipotireoidismo)
. Causas hereditárias: onde o fígado da pessoa produz excesso do triglicérides, mes mo estando com uma alimentação saudável.

Como controlar?

.Manter uma dieta equilibrada, sem sobrecarga de carboidratos e evitando ao máximo gorduras saturadas
. Pessoas com níveis muito altos precisam de preferência abandonar uso de bebidas alcoolicas (em pessoas predispostas, mesmo pequenas quantidades provocam um aumento exagerado dos triglicérides no sangue).
. Pessoas acima do peso precisam perder o excesso de peso (perdas de 10% do peso atual geralmente são suficientes para baixar bem os níveis de triglicérides.
. Fazer exercícios regularmente
. Não tomar medicamentos sem acompanhamento médico
. Quando essas medidas falham ou quando o caso da pessoa é de origem hereditária, há a necessidade de se utilizar medicamentos específicos por tempo indeterminado.

Saúde por Dr. Tarcísio Narcísio Silva

Médico Endocrinologista e Metabologista - CRM 36.468