Mérito Empresarial

Um clássico com poucas atrações arcoenses

Publicado em: 17 de janeiro de 2016 às 09h37
Coluna Esporte
Um clássico com poucas atrações arcoenses

Contando com o apoio da atual Administração Municipal,o campeonato municipal irá definir seu campeão

ALÔ, ARCOS!  Ontem aconteceu o primeiro clássico envolvendo  Ypiranga e Associação, valendo pela final do campeonato municipal de 2015, que está sendo decidido neste ano devido a problemas relacionados a julgamentos na Junta de Justiça Desportiva (JJD) e que culminou com o adiamento das finais. Mas o importante é que na tarde de ontem provavelmente tivemos o estádio ‘Joaquim Caetano Sobrinho’ lotado e muita adrenalina dentro e fora das quatro linhas. No próximo sábado o palco da última e decisiva partida será o estádio ‘João Vaz Sobrinho’. Interessante é que atualmente as equipes não conseguem ter um grande ídolo que realmente tenha identidade com seu clube, ou seja, aquele camarada que parece ter nascido com a camisa do clube em seu corpo. Exemplos como Didi e Quincas (para citar alguns) parecem estar realmente em extinção. Atualmente observamos uma legião de jogadores oriundos de cidades vizinhas vestirem as camisas dos clubes e alguns até que conseguem a admiração do torcedor, que é o caso do arqueiro ypiranguista Tiago Belarma, que se tornou o xodó do torcedor azul. Mas poucos se salvam e o futebol amador tem sobrevivido com a habilidade de atletas que sequer conhecem a história do clube que estão defendendo naquele momento. Afinal, amanhã é outro dia, e sendo um novo dia é normal estar vestindo outra camisa e com certeza fazendo ‘juras’ de amor a esse novo clube; e sem se esquecer que podem trocar de rivais eternos. E o torcedor que assiste tudo de camarote.

 

Apesar...

...de toda rivalidade envolvendo o clássico entre o Associação e Ypiranga, em apenas três oportunidades ambos disputaram esta decisão de campeonato municipal desde que foi organizado pela Liga Amadora.

 

Esta...

...é a quarta vez que entram em campo para definir um título de melhor equipe de futebol de campo da cidade de Arcos, e com certeza é sinal de dois grandes jogos.

 

Em...

...1994 o Ypiranga venceu o Associação em pleno estádio ‘Joaquim Caetano Sobrinho’ e depois empatou em casa. Com isso conquistou o caneco naquela oportunidade.

 

Já...

...em 2001 o Ypiranga venceu o primeiro jogo da final, que foi realizado no estádio ‘Juca Pequeno’, pois o estádio ‘Joaquim Caetano Sobrinho’ estava sendo reformado. Depois sofreu uma derrota no tempo normal, em pleno estádio ‘João Vaz Sobrinho’, e na decisão por cobrança de penalidades, o Associação foi o grande vitorioso e conquistou o título em uma tarde épica do arqueiro Paulinho.

 

Por...

...último, em 2011, o Ypiranga soube valorizar a vantagem de jogar por dois resultados iguais. No primeiro embate empatou; e o mesmo aconteceu no segundo confronto entre ambos, que deu aos ypiranguistas o troféu de campeão.

 

Agora...

...temos novamente o encontro de dois dos mais tradicionais clubes de futebol de campo de Arcos e região, e apenas um deles irá comemorar o título. Ao outro, restam lamentações e muita reclamação.

 

BOLA EM JOGO

O programa esportivo “Bola em Jogo” está de volta pela Rádio Cidade, contando com o apoio da Mercearia do Gilberto e jornal Correio Centro Oeste, sempre nas trades de quarta-feira e sexta-feira, com início às 17h30 e contando com sua audiência.

 

Campeonato Municipal/2015

 

Decisão

Ontem- Estádio Joaquim Caetano Sobrinho

15h15-Categoria aspirante- Ypiranga x Alvorada

17h15-Categoria titular- Associação x Ypiranga

 

Dia 23/01/2016-Estádio ‘João Vaz Sobrinho’

15h15-Categoria aspirante- Alvorada x Ypiranga

17h15-Categoria titular- Ypiranga x Associação

 

*Na categoria aspirante, o Alvorada tem a vantagem de dois resultados iguais. Na categoria titular, esta mesma vantagem pertence ao Ypiranga.

Coluna Esporte por Marlon Santos

E-mail: marlonsantos@jornalcco.com.br