Mérito Empresarial

Como otimizar sua imagem pessoal e profissional

Publicada em: 17 de fevereiro de 2016 às 09h00
Geral

Para quem está entrando no mercado de trabalho, seja como autônomo, dono de empresa ou recém-formado, é essencial investir em maneiras de melhorar a imagem profissional. Mais do que entender o mercado, é necessário que haja atitude que cative e mostre segurança aos outros.

 

Curso de oratória

Há aspectos que influenciam na formação da imagem, a “primeira impressão” que se tem de alguém. Alguns deles são o tom da voz e a adequação das palavras utilizadas. Saber como falar, ter dicção e não demonstrar nenhum tipo de inibição é essencial.

Neste cenário, o curso de oratória é uma saída pela qual muitas pessoas estão optando. Mais do que melhorar o improviso, a desenvoltura e a maneira como se comportar em público fazem com que o profissional passe maior segurança com sua voz e cative os outros.

 

Cartão de visitas

O cartão de visitas é um item chavepara o marketing. A falta deste item, principalmente em reuniões e congressos, pode significar um cliente, uma vaga ou um parceiro a menos em seus negócios.

Mais do que redes sociais e sites, ele promove um marketing mais próximo, deixando a pessoa à vontade para entrar em contato. Assim, você também consegue aumentar o seu networking, que sempre deve ser cultivado.

 

Organização

Se você quer passar confiança e credibilidade no mundo dos negócios, organização é a palavra-chave. Chegar atrasado, não retornar ligações e esquecer de compromissos, por exemplo, mancham a imagem e a reputação que muitas vezes levaram um tempo para serem conquistadas.

 

Ética

Apesar de muitos profissionais terem esta palavra sempre em mente, poucos realmente a praticam como devem. Há regras básicas da ética profissional que devem ser respeitadas, seja para quem trabalha dentro de uma instituição ou organização, seja para quem tem seu próprio negócio.

Para quem trabalha com outras empresas ou profissionais, a primeira dica é: em hipótese alguma se deve falar mal dos seus concorrentes. O ideal é salientar os benefícios e as vantagens que a sua empresa oferece e deixar que o cliente faça as críticas.

Também é importante evitar que se fale mal dos concorrentes de seus clientes, pois nunca se sabe de onde ele veio e até mesmo qual é o seu futuro na área. O mais indicado é sempre cativar um aliado a mais ao seu lado do que excluí-lo desta maneira.

 

O que você sabe?

Demonstrar excesso de conhecimento, assim como o mínimo dele, é uma atitude que pode afastar possíveis aliados. O recomendado é que você o faça de maneira mais comedida, sem querer se exaltar ou se rebaixar para que sua imagem não sofra interferências - e a impressão seja das melhores.

A construção da imagem também envolve suas competências e habilidades, pois estas características são formadas por um conjunto de aspectos que produzem o resultado final desejado.