Vende-se Apartamento

Em dois anos, SAMU realizou mais de 4 mil atendimentos em Arcos

1.590 desses atendimentos foram para pessoas com mais de 60 anos

Publicada em: 26 de junho de 2019 às 10h28
Arcos
Saúde

(Matéria publicada pelo Jornal CCO impresso em 22/06/2019) - Edição 2006

 

Neste mês de junho o SAMU Oeste (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Oeste de Minas Gerais) completou 2 anos de funcionamento na Região Oeste de Minas Gerais e na cidade de Arcos. Inaugurado no dia 07 de junho, o SAMU Oeste abrange 54 municípios do estado, entre eles: Arcos, Bambuí, Bom Despacho, Campo Belo, Córrego Fundo, Divinópolis, Formiga, Iguatama, Japaraíba, Lagoa da Prata.

Desde sua inauguração foram recebidas cerca de 470 mil ligações pela central, por meio do 192, e mais de 100 mil atendimentos foram efetivados pelas 31 ambulâncias distribuídas nas bases descentralizadas em toda região. Foram mais de 80 mil orientações médicas e mais de 10 mil transferências inter-hospitalares.

 

 

Mais 4 mil atendimentos em Arcos

Na cidade de Arcos, de acordo com a Assessoria de Imprensa do SAMU Oeste, do dia 07 de junho de 2017 até o dia 13 de junho deste ano já foram realizados 4.492 atendimentos. Sendo assim, uma média de 187,2 atendimentos por mês.

Desses atendimentos realizados, a causa mais frequente registrada foi por Desconforto Respiratório (400 atendimentos). A Segunda causa mais frequente foi por queda da própria altura (320 atendimentos) e a terceira foi atendimento a acamados / portadores de C.A. (203 atendimentos). Também ocorreram 156 atendimentos devido à dor torácica, 155 atendimentos pela ocorrência de síndromes neurológicas, 140 atendimentos devido à síncope (desmaio ou perda temporária e súbita da consciência) e 127 pela causa de alterações gastrointestinais.

 

Maioria dos atendidos têm idade acima dos 60 anos

De acordo com dados da Assessoria do SAMU Oeste, dos 4.492 atendimentos realizados, 1.590 foram referentes a pessoas com mais de 60 anos. O segundo maior número de atendimentos foi feito em pessoas com idade entre 41 e 60 anos (1.239 atendimentos), seguido dos atendimentos realizados em pessoas com idade entre 20 e 40 anos (1.226 atendimentos). Com idade entre 10 e 19 anos foram 303 atendimentos, entre 02 e 09 anos foram 74 atendimentos e entre 0 a 1 ano o total de 60 atendimentos.

Foram prestados 2.470 atendimentos a homens e 2.022 atendimentos a mulheres. 3.114 dos atendimentos realizados foram por causas clínicas, 1.078 por causas traumáticas, 136 por causas psiquiátricas, 113 por causas obstétricas e 51 atendimentos por causas pediátricas. 595 atendimentos foram realizados pelo código vermelho, código que tem prioridade máxima, por ser necessária uma resposta rápida para que o quadro do assistido não evolua. Com o código amarelo, código com prioridade intermediária, mas com quadro urgente, foram 3.464 atendimentos; e com o código verde, com prioridade mínima e que precisa de atendimento médico sem urgência, foram 433 atendimentos.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos, a implantação do SAMU em Arcos tem trazido uma contribuição muito importante, não só nos atendimentos clínicos e em feridos de acidentes, como também nas transferências de pacientes graves, por meio de suas UTI’s.

 

Posto Avançado do corpo de Bombeiro e SAMU

Em 10 de abril de 2018, foi promovido um evento para a assinatura do protocolo de implantação do Corpo de Bombeiros em Arcos. O Posto Avançado do Corpo de Bombeiros será instalado no Poliesportivo Municipal, juntamente com o SAMU e a Defesa Civil.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos, o local já está sendo reformado e já está em sua fase final. O Posto Avançado recebeu a construção de salas e departamentos – como garagem coberta para veículos oficiais; alojamentos; banheiros; departamento de material de limpeza; salas de convivência, de defesa civil, de instrução, administrativas e almoxarifado.

Segundo a Assessora do SAMU Oeste, Márcia Santos, a base do SAMU em Arcos irá mudar, e a previsão de entrega do Posto Avançado do Corpo de Bombeiro será no Aniversário da Cidade. “Sabemos que a nossa base irá mudar e tem a previsão de ser entregue no aniversário da cidade. Ótimo se tivermos uma base do Corpo de Bombeiros junto também, assim fica mais fácil o atendimento em conjunto”.