Vende-se Apartamento

Exposição ‘Anos Luz de Carnavais de Nossa Cidade’ resgata a história da folia

Fantasias e painéis de recortes de matérias jornalísticas traduzem a essência e evolução do carnaval de Arcos ao longo dos anos

Publicada em: 01 de março de 2019 às 08h52
Arcos
Cultura

Nossa história. O Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, através da Direção da Casa de Cultura, abriu ao público, nessa quinta-feira (28), a Exposição ‘Ano Luz de Carnavais de Nossa Cidade’ e que ficará exposta até o dia 10 de março, no hall de entrada do Teatro da Casa de Cultura.

A Exposição relembra as memórias do nosso Carnaval e a evolução da festa ao longo dos anos. Para a realização deste trabalho cultural a Direção da Casa de Cultura desenvolveu, junto à população, aos formadores de opinião e os jornais locais, uma pesquisa minuciosa de matérias jornalísticas e de acervos particulares de fantasia, como o descobrimento de matérias, fotografias e roupas que deram o brilho a festa nos anos 70, 80, 90 e 2000.

O Professor Janer Faria e o Jornal de Arcos colaboram com os recortes de jornais e as arcoenses Fabíola Xavier, Viviane Xavier e Daniela de Faria Maia emprestaram fantasias que marcaram épocas dos carnavais realizados no Arcos Clube na década de 80.

O diretor da Cada de Cultura, Rogério Faria, ressalta que esta Exposição traduz como sempre foi tradicional a realização desta festa em Arcos. “O nosso intuito com essa Exposição é de resgatar boas lembranças e trazer os momentos de alegrias dos carnavais para o ano atual. As pessoas estão satisfeitas em relembrar os principais momentos da festa e algumas delas se emocionam ao se verem nos jornais, em épocas distintas. É importante resgatarmos a nossa história,” enfatizou.

Para o estudante, Rafael Augusto, de 17 anos, conhecer como foi os carnavais antigos o possibilitou entender o formato de como era realizada a festa na cidade. “Estou surpreso com a mensagem que esta exposição me proporcionou. Pude ver como eram as fantasias e o formato do carnaval em épocas em que eu ainda não era nascido. Muito lindo ver a alegria das pessoas e os detalhes da produção da estrutura da festa,” disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos