Animalis

Possibilidade de resultados falsos negativos em exames de Covid

Publicada em: 07 de janeiro de 2022 às 17h49
Saúde

Crédito: Agência Brasil

Possibilidade de resultados falsos negativos em exames de Covid

Boletins de dezembro mostraram que em alguns dias não foram registrados casos positivos de Covid em Arcos, contudo, continuaram surgindo casos suspeitos.

A secretária de Saúde disse ao CCO que os pacientes sintomáticos que passaram pela testagem e tiveram seus exames negativos para Covid não foram liberados do isolamento, porque “o protocolo vigente diz que o exame não serve para descartar a doença, existindo a possibilidade de resultados falsos negativos”.

Na última terça-feira (4), oCCO perguntou à secretária municipal de Saúde se todos os pacientes com sintomas gripais em Arcos estão sendo submetidos aos testes para Covid. Segundo Adalgisa Borges, eles são instruídos a procurar o Ambulatório de Síndromes Gripais para avaliação médica e testagem. “Após atendimento médico, os pacientes que já estão no período indicado para realização do exame são testados no momento do atendimento, já os pacientes que ainda não estão no período indicado são orientados a retornar na data correta. O teste disponível é o Antígeno”.

Adalgisa Borges disse que, atualmente, tem sido testada uma média de 50 pacientes por dia no ambulatório. O número é menor que no primeiro semestre de 2021. A justificativa é que, “no referido momento havia mais sintomáticos respiratórios que hoje, porém, é importante ressaltar que o número de atendimentos a esses pacientes aumentou consideravelmente e este é um fato observado em toda região e em alguns Estados do país”. Ela também informa que estão sendo observados registros de casos positivos para as duas doenças, Influenza e Covid.

O município possui testes suficientes para realizar a testagem da população, conforme relato da Secretária. Os testes foram adquiridos com recursos Estaduais e Federais. Recentemente, o Governo do Estado também realizou a distribuição de testes para o Município.

 

Os testes de Covid para quem apresenta sintomas ou para quem esteve com pessoas positivadas são obrigatórios?

“De acordo com a nota técnica que trata da testagem, o paciente sintomático deve ser submetido ao teste entre o 1º e o 8º dia de sintomas, porém, o 4º e 5º dia sendo preferenciais para a coleta. Os pacientes que são contatos de positivos que não apresentem sintomas devem ser testados no 6º dia após o contato. O paciente pode se recusar a se submeter ao teste, porém, ele não pode se recusar a cumprir o isolamento social, visto que isso é caracterizado como crime contra a saúde pública”.

 

As pessoas estão evitando se submeter a testes de Covid?

“Entre os pacientes que procuram por atendimento médico, esse tipo de conduta não é comum, porém, há aqueles pacientes com sintomas que não procuram por atendimento para não ter que cumprir o isolamento social”.

 

Qual deve ser o procedimento para quem deseja se submeter ao teste? Onde solicitar (no serviço público)?

“Os pacientes que apresentem sintomas gripais ou que tiveram contato com caso positivo para Covid devem procurar por atendimento no ambulatório situado à Rua Messias Macedo, fundos da Santa Casa de Arcos”.

 

 

 

Fonte: Jornal CCO