UNINTER

PSF’s de Arcos realizam teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite em 30 minutos

Quando há dúvida, por menor que seja, é sempre melhor fazer o teste

Publicada em: 07 de junho de 2019 às 17h16
Arcos
Saúde

A boa notícia é que os testes rápidos de HIV (vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS), Sífilis e Hepatite já podem ser feitos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do município. Com essa modernidade, o resultado de HIV pode sair em até meia hora.

Quando o resultado é positivo para HIV, o paciente já é encaminhado para o tratamento específico. No caso da sífilis e hepatites, como regra geral, é preciso fazer um exame confirmatório. Em casos específicos, como a sífilis em gestante, devido ao risco de transmissão ao feto, a recomendação é iniciar o tratamento com apenas um teste positivo, sem precisar aguardar o resultado do segundo teste.

Entenda mais como funcionam estes testes, especialmente o de HIV.

O teste é muito simples. Basta solicitar o exame na unidade de saúde mais próxima. O profissional de saúde, que pode ser médico, enfermeiro ou técnico de enfermagem, capacitado, coleta uma gota de sangue ou fluido oral. O material é submetido ao reagente que fornece o resultado positivo ou negativo. No entanto, é preciso estar atento sobre o prazo de se fazer o teste rápido, por conta da chamada janela imunológica.

 

Janela imunológica

Janela imunológica é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a identificação de anticorpos produzidos pelo organismo. Portanto, fazer o teste antes de passar o período de janela imunológica pode gerar um resultado conhecido como falso negativo.

O Ministério da Saúde também recomenda para pessoas sexualmente ativas que os testes para HIV e outras ISTs sejam feitos periodicamente. Ou seja, ele pode e deve ser repetido.