UNINTER

‘8ª Caminhada Passos que Salvam’ atrai 200 participantes

Campanha do Hospital do Amor conscientiza sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e o diagnóstico precoce

Publicada em: 04 de dezembro de 2019 às 15h16
Arcos
Saúde

Crédito: Diego Nunes

‘8ª Caminhada Passos que Salvam’ atrai 200 participantes

(Matéria publicada pelo Jornal CCO impresso em 30/11/2019) - Edição 2029

A “8ª Caminhada Passos que Salvam” foi realizada no último domingo, 24 de novembro, em Arcos, com aproximadamente 200 participantes. No período da manhã houve uma concentração na praça “Olívio Vieira de Faria” (“Praça do Vivi”), com participação de Donizetti Bernardes e o grupo “Corpo Vivo”. Em seguida, desceram a rua Getúlio Vargas até a escola “Yolanda Jovino Vaz” e subiram pela rua Jarbas Ferreira Pires, em direção à avenida Governador Valadares, próximo ao Banco do Brasil, retornando à “Praça do Vivi”.

A iniciativa faz parte de uma campanha do Hospital de Amor de Barretos – anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos. É realizada todos os anos, desde 2012, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de se conhecer os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e sobre o diagnóstico precoce da doença. A ação aconteceu simultaneamente em 600 cidades do Brasil, com a distribuição de informativos. Em Arcos, foi realizada pela primeira vez.

Segundo a arquiteta arcoense Jéssica Rabelo, que é a coordenadora geral de campanhas na cidade de Arcos, serão realizadas mais campanhas no Município. A participação da comunidade é muito importante, aumentando as oportunidades de tratamento no Hospital do Amor.

Além da distribuição de 5 mil informativos sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, os voluntários da campanha visitaram várias escolas públicas e particulares de Arcos, fazendo a conscientização. Nas escolas infantis, houve a presença do “Homem Aranha” para atrair a atenção dos pequenos.

Para arrecadar fundos com o intuito de manter a qualidade no tratamento dos pacientes e acolhimento de suas famílias atendidas no Hospital do Amor Infantojuvenil, foram trazidos 900 kits contendo camiseta, sacochila e boné. Foram vendidos 650 kits, resultando em uma arrecadação superior a R$22 mil reais.

Uma ótima notícia, de acordo com relato da voluntária Jéssica Rabelo, é que o Hospital do Amor irá capacitar um profissional de medicina e um profissional de enfermagem do Município, para viabilizar o diagnóstico mais rápido do câncer infantojuvenil. Em situações de casos suspeitos, sem confirmação de malignidade, os pacientes serão encaminhados para o referido Hospital.  Jéssica agradece a toda a população de Arcos, a todos que participaram e compraram os kits, às empresas que patrocinaram a Caminhada, ao apoio da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Arcos). Ela enfatiza que o apoio de todos foi muito importante e outras campanhas serão realizadas.