Mérito Empresarial

Alunos da rede municipal recebem medalhas do projeto “Soletrando e definindo dentro da cultura do xadrez”

Publicada em: 27 de novembro de 2017 às 10h34
Educação

Nesta quinta-feira (23) os alunos da Rede Municipal de Ensino participaram da entrega de medalhas do projeto "Soletrando e Definindo Dentro da Cultura do Xadrez". O evento contou com a participação de cerca de 500 alunos, pais, familiares e educandos. Segundo o professor Dalvo, três alunos de cada turma das 10 escolas municipais receberam premiação. Para ele, o evento é muito importante pois faz parte de um trabalho anual de incentivo a educação através do esporte, já que os estudantes aprendem de forma lúdica, por meio do Xadrez, a Língua Portuguesa e desenvolvem diversas habilidades.

"O projeto não tem o objetivo de formar competidores. A proposta é que os alunos aprendam a ciência nos aspectos de estudo, pesquisa e imaginação, a arte na perspectiva do prazer cultural, harmonia e também felicidade. O projeto também ajuda o aluno a ter concepção de esporte intelectual, criativo e desafiante. Portanto, é muito importante dar visibilidade e premiar estes alunos que com tanta dedicação desenvolvem estas habilidades", informou.

Conforme o vice-prefeito Halph Carvalho, o projeto desperta a atenção dos alunos não só para o esporte Xadrez, mas também para as disciplinas que estão no currículo básico. "Entre as atividades há interpretação de texto, ortografia, o professor Dalvo trabalha muito a leitura, o estudo do esporte, então realmente é um projeto muito importante e demonstra o quanto a nossa educação está avançando", disse.   

Soletrando e Definindo Dentro da Cultura do Xadrez

O projeto pedagógico é interdisciplinar, e auxilia os alunos na aprendizagem de disciplinas que estão no currículo básico de ensino, a exemplo da Língua Portuguesa, com atividades que trabalham a leitura, a ortografia e interpretação de textos dentro da cultura do Xadrez e na Matemática os exercícios que reforçam o entendimento de gráficos e estimulam o raciocínio lógico aliado ao tempo, além de trabalhar vários métodos de aprendizagem de inteligências múltiplas, com finalidade em aperfeiçoar o foco, a disciplina e a postura do aluno dentro da sala de aula.

Ainda de acordo com o Professor, o projeto também envolve atividades extras sala de aula, tais como os jogos no tabuleiro de ‘Xadrez Gigante’, a apresentação de filmes que estimulam à prática do esporte mental, e a ‘Queima do Rei’ que se trata de um evento aliado ao desempenho esportivo físico dentro do jogo tradicional de Queimada, porém, envolvendo o raciocínio mental das regras do jogo de Xadrez.
Além do Xadrez, o jogo de Damas também é trabalhado nas aulas como incentivo ao fator cálculo, e os jogos de Dominó e Gamão que envolvem probabilidade, cálculo e sorte. A Secretária Municipal de Educação, Sônia Teixeira de Castro, ressalta que o projeto tem grande importância no aprendizado dos alunos, e contribui para a formação e desenvolvimento do raciocínio lógico em todas as atividades desenvolvidas através dos projetos pedagógicos implantados nas escolas do município.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos