UNINTER

Arcos já tem 13 casos de dengue notificados

Publicada em: 11 de fevereiro de 2020 às 13h59
Arcos
Saúde

Crédito: Ministério da Saúde

Arcos já tem 13 casos de dengue notificados

(Matéria publicada pelo Jornal CCO impresso em 08/02/2020) - Edição 2038

Do início do ano até então, 13 casos de dengue já foram notificados em Arcos, de acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ângela Margarete Mendonça Costa Ribeiro. Segundo ela, os casos ainda estão sob investigação.

De acordo com divulgação do Centro de Controle de Endemias, o índice do último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti) foi o maior dos últimos cinco já realizados. Foi apontado um índice de infestação predial de 7,1% para dengue. Conforme dados do Ministério da Saúde, um índice de infestação predial inferior a 1% é considerado de baixo risco para dengue, entre 1% a 3,9% é de médio risco e acima de 4% já é considerado de alto risco.

“O Ministério da Saúde preconiza que o índice seja de até 1%. Em agosto de 2019 tivemos o nosso melhor resultado, chegamos a 1,1%, o mais próximo do preconizado; outubro foi de 2,1%. Esperávamos que esse de janeiro estivesse entre 2 a 3%, fruto do trabalho que foi realizado ao longo do ano de 2019; no entanto, ficamos diferentes das cidades da nossa região. Existem algumas observações que devem ser pontuadas: o aumento do número de chuvas foi consideravelmente maior em relação ao mesmo período anterior; e a falta de inseticidas para os trabalhos de campo, que é de inteira responsabilidade do Ministério da Saúde”, disse Tiago Carvalho, coordenador de Epidemiologia.

O Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), mostra que no ano de 2019 foram registrados 3.492 casos prováveis de Dengue em Arcos. Nos meses de maior epidemia, como janeiro, o número de casos chegou a 1.151. A partir do mês de junho, quando ocorreram 197 casos de dengue, os números da doença foram diminuindo. No mês de outubro foi registrado o último caso.

 

Outras cidades

A cidade de Formiga já registrou 101 casos prováveis (suspeitos + confirmados) de dengue apenas no mês de janeiro, de acordo com o boletim epidemiológico. O índice de infestação na cidade neste mês janeiro foi de 6,8%. Bom Despacho, que apresentou no LIRAa um índice de infestação predial de 16,2% para dengue, sendo o maior índice da regional de saúde – composta por 54 cidades – até o momento registrou 36 casos prováveis da doença.

Em Lagoa da Prata a infestação o último LIRAa registrou um índice de infestação predial de 6,7% e até o momento foram registrados14 casos da doença.