Animalis

Dr. Inácio Martinez reinaugura clínica e celebra os mais de 25 anos de serviços prestados em Arcos

Publicada em: 26 de novembro de 2021 às 10h33
Arcos
Saúde

Dr. Inácio Nogueira Martinez, especialista em clínica médica e ultrassonografia geral, é médico há mais de 30 anos. Começou a atender na cidade de Arcos em maio de 1996, em sua clínica localizada na rua Getúlio Vargas, nas proximidades da Casa de Cultura (Clínica São Lucas). O imóvel foi reformado e reinaugurado no último dia 19.

Dr. Inácio tem muitos motivos para comemorar a nova fase da clínica. Afinal, são mais de 25 anos de serviços prestados na cidade, sempre acompanhando as inovações tecnológicas. Pode-se dizer que ele é um dos pioneiros em ultrassonografia no Município de Arcos. Realiza ultrassonografias Abdominal, Pélvica, Obstetrícia, Obstétrica Morfológica, Obstétrica com Doppler, Tireoide, Mamas, Bolsa Escotral.

O CCO esteve presente à reinauguração da clínica. Perguntamos ao Dr. Inácio como ele conquistou a credibilidade da população. Ele acredita que um bom diálogo com o paciente (inclusive durante o exame), a experiência e o "olhar clínico" são fatores determinantes para um diagnóstico preciso. Ele trabalha com ultrassonografia há mais de 30 anos. Antes de atender em Arcos, trabalhou em Campos (RJ) e Divinópolis.

O médico é casado com a empresária Vanúsia Dias Terence Martinez. O casal tem dois filhos: Lucas Terence Nogueira Martinez (estudante de medicina) e André Terence Nogueira Martinez, que é médico e está se especializando em Ultrassonografia e Nutrologia. Em breve, Dr. André estará atendendo na Clínica São Lucas.

Dr. Inácio informa que os moradores de Arcos podem fazer seus exames na clínica com total confiança na qualidade, assertividade e segurança, sem necessidade de deslocamento até outras cidades. Ao longo dos anos, ele conquistou credibilidade junto aos seus pacientes e médicos que indicam sua clínica.

Mais um profissional de saúde atende na clínica: o cirurgião-dentista Wander Maia Júnior, especialista em Implantodontia, seguindo o legado do pai, que também era cirurgião-dentista.
No dia da inauguração, o pastor William Luís de Souza abençoou o novo espaço. Ele estava acompanhado da esposa, Amanda Rezende Souza.

Agradecimentos

Dr. Inácio fez vários agradecimentos: aos proprietários do imóvel (ali representados por Jeanete Maia e Dr. Wander Maia Júnior), ao arquiteto Paulo Chaves, ao pessoal que trabalhou na obra e a todos os colaboradores da clínica. "O objetivo foi alcançado, com muito esforço e com a graça de Deus. Eu peço a Deus e ao Divino Espírito Santo que estejam sempre presentes aqui, iluminando a todos nós e a outros profissionais que vierem a trabalhar aqui. Que o Divino Espírito Santo continue nos dando os dons da caridade, da humildade, da bondade".

Outro momento marcante foi quando a família de Dr. Wander Maia Júnior foi surpreendida com uma placa em homenagem póstuma ao Dr. Wander Maia (pai do Dr. Wander Maia Júnior), que trabalhou na antiga clínica durante mais de 40 anos.

O endereço da Clínica São Lucas é rua Getúlio Vargas, 65, Centro de Arcos (nas proximidades da Casa de Cultura e da Santa Casa de Arcos).

Entenda a área de atuação da especialidade médica Nutrologia

De acordo com divulgação da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), "a Nutrologia é o ramo da medicina que se ocupa da nutrição em todos os seus aspectos: normais, patológicos, clínicos e terapêuticos. Tem como função fazer o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das enfermidades nutroneurometabólicas".
A atuação clínica nutrológica abrange, entre várias outras funções, diagnosticar e tratar as doenças nutricionais (que incluem as doenças nutroneurometabólicas de alta prevalência nos dias de hoje como a obesidade, a hipertensão arterial e o diabetes mellitus); identificar possíveis "erros" alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente; solicitar a ultrassonografia de partes moles para avaliação da espessura muscular do quadríceps visando ao diagnóstico de sarcopenia e desnutrição.

Qual é, então, o perfil do paciente que precisa consultar um nutrólogo e qual a diferença entre Nutrologia e Nutrição? Dr. André Martinez explica:
“O nutrólogo é o profissional ideal para aqueles que desejam um cuidado médico mais preventivo e integrativo. Nossa função, após uma anamnese e exame físico bem minuciosos, com a ajuda de equipamentos específicos, é orientar de uma maneira clara, objetiva e fundamentada, quais hábitos alimentares e comportamentais são necessários para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar físico do paciente, valorizando seus anseios quanto à diminuição de peso ou ganhos de massa magra.

Sobre o nutrólogo e o nutricionista, existe, na verdade, uma colaboração entre os dois profissionais. Mas devemos destacar que os médicos nutrólogos também são aptos a tratarem as doenças de base de seus pacientes e otimizarem seus tratamentos, não só por meio da dieta e de mudanças no estilo de vida, mas também com recursos farmacológicos, que muitas vezes são imprescindíveis”, conclui.