Vende-se Apartamento

Empresa Simulada: uma estratégia diferenciada no processo de aprendizagem da EFG/Sebrae

Publicada em: 22 de outubro de 2019 às 09h27
Arcos
Educação

(Matéria publicada pelo Jornal CCO impresso em 19/10/2019) - Edição 2023

A Empresa Simulada da Escola de Formação Gerencial/Sebrae Arcos tem o objetivo de desenvolver no jovem competências de gestão e habilidades de relacionamento interpessoal, planejamento, liderança, trabalho em equipe, dentre outros. Inserir o aluno em ambientes de negócios nacionais e internacionais, em contato com jovens de todo o mundo.

“A Escola de Formação Gerencial vem proporcionando para seus alunos conhecimento, não apenas curriculares, como também ensinamentos de vida, essenciais ao jovem empreendedor.” (Micheli Mara Terra, professora gerente das Empresas Simuladas).

O aluno atua num ambiente virtual de negócios, passando por todos os setores de uma empresa, conectado a uma rede internacional de empresas simuladas.  Há uma plataforma virtual e feiras de negócios presenciais.

No dia 05 de setembro, na Casa de Cultura de Arcos, aconteceu a Feira de Empresas Simuladas, cujo intuito foi fomentar as vendas das empresas: Estante Gamer, Fan Space e Sunshine. Cada visitante teve a oportunidade de realizar compras virtuais e os alunos colocaram em prática as habilidades de negócio adquiridas em sala de aula.

Foi mais uma grande oportunidade viabilizada pela EFG/Sebrae Arcos para conhecer novas ideias e formas diferenciadas de trabalho. Vários alunos do 9º ano aproveitaram a grande oportunidade para se inscreverem para o Processo Seletivo 2020, que será no dia 26 de outubro, ou em um outro horário, anteriormente agendado.

“Faço parte da empresa simulada Estante Gamer, que comercializa jogos e periféricos tecnológicos. A ideia de negócio surgiu a partir do momento que percebemos a crescente demanda no ramo de produtos ligados à tecnologia. Na empresa simulada é possível aprender sobre atividades cotidianas de uma empresa real, só que de forma fictícia, contando com o auxílio de todos os professores da EFG. É uma oportunidade única, que nós alunos temos: o contato e o aprendizado desde cedo com atividades de trabalho em equipe e que precisam de atitudes empreendedoras. Certamente sairemos mais preparados para o mercado de trabalho e saberemos lidar com problemáticas cotidianas com mais facilidade, independente da profissão que seguiremos.” (Isis Modesto, aluna do 2° ano da EFG/ Sebrae).

“A Empresa Simulada para mim, mudou como eu via o papel de um colaborador de uma empresa. Pude perceber as dificuldades da administração de uma empresa e a importância de cada função e a dependência uma da outra, sendo necessária uma boa comunicação e um bom trabalho em equipe, para o sucesso da empresa. Então, ao participar desse projeto, estou mais preparada para o mercado de trabalho, pois já conheço os processos, desde a entrevista de emprego até ao fechamento da empresa, e assim, chegando ao mercado de trabalho com mais experiência.” (Ana Carolina Cunha, aluna do 2° ano da EFG/ Sebrae).

A Empresa Simulada é colocada numa posição de ligação entre a escola e ambiente no qual esta se insere, estabelecendo várias conexões. O aluno irá, pessoalmente, experimentar as consequências de suas próprias escolhas gerenciais, o que amplia e aprofunda a sua consciência sobre as exigências atuais e, ao mesmo tempo, permite a internalização do aprendizado de modo a poder aplicá-lo na prática.

“A Escola de Formação Gerencial vem proporcionando para seus alunos conhecimento, não apenas curriculares, como também ensinamentos de vida, sendo estes essenciais ao jovem empreendedor.” (Alice Maria Frias, aluna do 2º ano da EFG/Sebrae).

 

Interessados em conhecer mais sobre os projetos estruturantes da EFG/Sebrae, poderão agendar uma visita pelo telefone (37)3351-4055.